A verdade dos fatos é a nossa notícia

Agências de Notícias InternacionaisCampeonato Brasileiro 2023EsportesEUAEXCLUSIVOManchete

Fifa anuncia final da Copa do Mundo de 2026

A Fifa anunciou neste domingo que a final da Copa do Mundo de 2026 será disputada no estádio Metlife, na região de Nova York , no dia 19 de julho. Também foi revelado que o Estádio Azteca, na Cidade do México, receberá o jogo de abertura do Mundial, no dia 11 de junho. Com 39 dias de duração e 104 partidas, a Copa de 2026 será a mais longa já realizada.

A Fifa detalhou também o novo calendário de jogos, adaptado ao aumento de seleções, de 32 para 48. As equipes serão divididas em 12 grupos na fase inicial. Os dois melhores países de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata. Esta etapa nova, com 32 seleções, apontará as classificadas para as oitavas de final.

A primeira Copa organizada por três países – Canadá, Estados Unidos e México – terá jogos em 16 cidades: 11 nos Estados Unidos, duas no Canadá e três no México.

Os estádios e as sedes da Copa de 2026:
BMO Field – Toronto (estreia da seleção canadense, dia 12 de junho de 2026)
BC Place – Vancouver
Mercedes-Benz – Atlanta
Gillette – Boston
AT&T – Dallas
Lincoln Financial Field – Filadélfia
NRG – Houston
GEHA Field at Arrowhead – Kansas City
SoFi – Los Angeles (estreia da seleção dos EUA, dia 12 de junho de 2026)
Hard Rock – Miami (disputa pelo terceiro lugar)
MetLife – Nova York (estádio da final da Copa, dia 19 de julho de 2026)
Levi’s – São Francisco
Lumen Field – Seattle
Estádio Azteca – Cidade do México (estreia da seleção do México, dia 11 de junho de 2026)
Estádio Akron – Guadalajara
Estádio BBVA – Monterrey
Para enfrentar o desafio logístico da primeira Copa com três sedes, a Fifa separou os jogos em três grandes áreas – Costa Oeste, Central e Costa Leste – e decidiu que cada seleção jogará a primeira fase dentro de uma dessas regiões, encurtando ao máximo os deslocamentos.

Também foi anunciado que as seleções anfitriãs jogarão a primeira fase inteiramente no seu próprio país. Por isso, o jogo de abertura será também a estreia do México na competição. O primeiro jogo do Canadá será dia 12 de junho, em Toronto, e a seleção dos EUA estreará no mesmo dia, em Los Angeles.

Jogos só nos EUA a partir das quartas

A fase de grupos terá 72 jogos nas 16 cidades da Copa, entre 11 e 27 de junho. A primeira fase de mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, com jogos em 14 estádios – apenas Boston e Guadalajara ficam fora desta fase.

As oitavas de final serão disputadas em Vancouver, Seattle, Cidade do México, Houston, Dallas, Atlanta, Filadélfia e Nova York, entre 4 e 7 de julho.

A partir das quartas de final, a Copa do Mundo terá partidas apenas nos EUA. Boston receberá o primeiro jogo das quartas, dia 9. A segunda partida, dia 10, será em Los Angeles, e haverá dois confrontos dia 11, em Kansas City e Miami.

A primeira semifinal, dia 14, será em Dallas, e a segunda, em Atlanta, no dia seguinte. Miami receberá a disputa do terceiro lugar, dia 18, e a decisão será dia 19, em Nova York.

Estádio da abertura já recebeu duas finais

Palco da abertura, o Estádio Azteca, na Cidade do México, recebeu duas finais de Copa, em 1970 e 1986. Na primeira, os mexicanos viram o apogeu de Pelé com a camisa da seleção brasileira, liderando a equipe na goleada por 4 a 1 sobre a Itália na decisão que valeu o tricampeonato para o Brasil. Em 1986, Maradona ergueu no Azteca o troféu da Copa do Mundo conquistada pela Argentina após bater a Alemanha por 3 a 2 na final.

ge/De olho no lance

Midia move o mundo