RedeGNI

Global News International

10 anosArtesDestaqueEUA

“Nintendo Apresenta Personagem Transgênero no Novo Jogo ‘Paper Mario’”

“Nintendo Apresenta Personagem Transgênero no Novo Jogo ‘Paper Mario’”
Por Julio Gonzaga

A Nintendo adicionou uma personagem transgênero, Vivian, ao último remake de *Paper Mario: The Thousand-Year Door*, lançado para o Nintendo Switch. Vivian apareceu originalmente na versão GameCube de 2004 do jogo, mas não foi explicitamente identificada como transgênero nas versões anteriores. No jogo atualizado, seu enredo foi expandido para incluir sua identidade com mais clareza.

Vivian inicialmente aparece como uma vilã ao lado de suas irmãs, mas eventualmente as deixa devido ao seu constante bullying. Ela revela seu verdadeiro eu, afirmando: “Levei um tempo para perceber que eu era a irmã deles… não o irmão deles” e, finalmente, se torna uma aliada de Mario.

Esta adição foi acometada com uma mistura de reações. Alguns elogiam a Nintendo por promover a diversidade e a inclusão em seus jogos, destacando a importância da representação na mídia que atinge um público amplo, especialmente os jogadores mais jovens. Outros criticam o movimento como uma forma de mensagem ideológica, argumentando que tais tópicos estão sendo empurrados para o entretenimento infantil.

A inclusão de Vivian é outro exemplo da indústria do entretenimento tentando impulsionar a representação LGBTQ+ nos jogos tradicionais, como já aconteceu com a LEGO e outras marcas famosas.