A verdade dos fatos é a nossa notícia

F1

GP de Abu Dhabi 2023: Verstappen vence a última corrida do ano, e Mercedes é vice-campeã

A F1 ouviu pela 19ª e última vez em 2023 o hino da Holanda, neste domingo, após a vitória de ponta a ponta de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi. Charles Leclerc foi segundo, apesar de ter cedido sua posição a Sergio Pérez para tentar impedir o vice-campeonato de construtores da Mercedes.

No entanto, a punição do mexicano da RBR por bater em Lando Norris pôs George Russell no pódio, confirmando o resultado da equipe alemã – que fecha o ano sem vencer pela primeira vez na década.

O triunfo foi o 54º da carreira de Verstappen, que passa Sebastian Vettel e se torna o terceiro maior vencedor de todos os tempos na F1.

Foi, também, sua quarta conquista no Circuito de Yas Marina, onde levou a melhor em 2020, 2021 e 2022.

A Ferrari e a Mercedes entraram em disputa com apenas um homem no top 10, cada: Leclerc, que largou em segundo lugar, e Russell, em quarto. Seus colegas Carlos Sainz e Lewis Hamilton largaram respectivamente em 16º e 11º.

Hamilton foi quem se deu melhor: depois de dois pit stops, entrou de vez na zona de pontuação com uma ultrapassagem dupla sobre Alexander Albon e Esteban Ocon e recebeu a bandeirada em nono. Já Sainz sofreu com a estratégia da Ferrari, que postergou sua segunda troca de pneus esperando por um safety car, o chamou para por pneus macios na última volta quando ele era décimo e recolheu o carro.

A RBR encerrou o ano com 860 pontos na tabela, marca nunca antes alcançada por nenhuma equipe desde a introdução do atual sistema de pontuação da categoria em 2010. Verstappen ficou com 575 pontos, marca também recorde na F1.

Pérez selou seu vice-campeonato com 285, 290 pontos a menos que o colega de equipe e 51 a mais que Hamilton, terceiro na tabela. Fernando Alonso ficou com o quarto lugar, seu melhor resultado desde o vice da temporada 2013.

A agora vice-campeã Mercedes fechou o ano com 409 pontos, só três a mais que a Ferrari. A escuderia, porém, foi a única equipe além da hexacampeã RBR a vencer uma corrida nesta temporada: com Sainz, no GP de Singapura. O espanhol, entretanto, despencou da quinta para a sétima colocação no Mundial de pilotos, superado por Leclerc e Norris.

O GP de Abu Dhabi, 22ª etapa do campeonato, encerrou a temporada 2023 da F1. A temporada 2024 começa em 2 de março do ano que vem, com o GP do Bahrain.

GE/GNI

Resultado - GP de Abu Dhabi de F1 2023 — Foto: Reprodução

Rede GNI | A verdade dos fatos é a nossa notícia https://redegni.com.br/ Twitter: @RedeGNI Gettr: @RedeGNI Instagram: RedeGNIreal