A verdade dos fatos é a nossa notícia

AFPAgências de Notícias InternacionaisManchete

Análise por DNA confirma a morte de Prigojin, líder do Grupo Wagner

A morte de Yevgeny Prigojin, líder do grupo paramilitar russo Wagner, cujo avião caiu na última quarta-feira, foi confirmada oficialmente por análise genética neste domingo, informou o Comitê de Investigação Russo.

Depois de realizar uma “análise genética molecular”, foi estabelecido que as identidades das dez vítimas cujos corpos foram encontrados “correspondem à lista” de passageiros e tripulantes do avião, incluindo Prigojin. Entre as pessoas a bordo também estava Dmitri Utkin, chefe de operações do grupo paramilitar.

O avião particular em que Prigojin e seus paramilitares mais próximos viajavam caiu ao noroeste de Moscou na tarde de quarta-feira, dando origem a múltiplas especulações sobre se o governo russo poderia ter planejado o incidente . Nos Estados Unidos, França, Alemanha e Ucrânia, diversas autoridades especularam que o Kremlin pode ter sido o responsável pelo acidente. Moscou negou as acusações e o presidente Vladimir Putin prometeu a próxima investigação “a fundo” sobre o caso.

Os pesquisadores russos não mencionaram até o momento nenhuma hipótese sobre as causas do acidente.

Mas autoridades americanas e de outros países ocidentais afirmam que as informações preliminares sugerem que uma explosão derrubou o avião, matando todas as 10 pessoas a bordo. A explosão pode ter sido causada por uma bomba ou outro dispositivo colocado na aeronave, embora outras teorias, como combustível adulterado, também estejam sendo exploradas, disseram as autoridades, que falaram sob condição de anonimato com o New York Times para discutir o assunto.

De acordo com o jornal americano, a explosão pode ter sido causada por uma bomba ou outro dispositivo explosivo colocado dentro da aeronave, mas também há outras especulações, como combustível adulterado. O governo dos EUA também não detectou, via satélite, o lançamento de nenhum míssil ou armamento que possa ter derrubado o avião.

AFP/ANI/G1/GNI

Rede GNI | A verdade dos fatos é a nossa notícia https://redegni.com.br/ Twitter: @RedeGNI Gettr: @RedeGNI Instagram: RedeGNIreal