A verdade dos fatos é a nossa notícia

AFPInternacionalManchete

Terremoto de magnitude 6.7 foi detectado nesta segunda ao longo da costa das Filipinas

Terremoto de magnitude 6.7 foi detectado nesta segunda ao longo da costa das Filipinas Um forte abalo sísmico de magnitude 6.7 foi detectado nesta segunda-feira, 8, ao longo da costa das Filipinas, de acordo com informações divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 70 km, aproximadamente 100 km ao sudeste da província de Sarangani. Apesar da intensidade do tremor, não houve a necessidade de emitir um alerta de tsunami, conforme informado pelo Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos.

A região afetada está em estado de alerta e as autoridades locais estão monitorando a situação de perto. Por estar situado no Anel de Fogo do Pacífico, região de intensiva atividade sísmica e vulcânica, o arquipélago possui tremores frequentes. Em dezembro, foi registrado um sismo de 7,6 em frente à costa de Mindanao, que acendeu um breve alerta de tsunami e deixou 3 pessoas mortas.

“Há muitas casas danificadas”, disse o sargento Antonio Clemente em Cataingan, uma cidade de cerca de 50.000 pessoas na ilha empobrecida a vários quilômetros a oeste do epicentro no Mar de Samar. “Foi muito forte.”De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, o terremoto atingiu cerca de cinco quilômetros (três milhas) de Cataingan a uma profundidade de cerca de 21 quilômetros (13 milhas).

O repórter da estação de rádio local Christopher Decamon disse que viu trabalhadores de emergência puxar o corpo de um policial aposentado dos escombros de uma casa de três andares nos arredores de Cataingan. A esposa do homem escapou ilesa. A polícia confirmou a morte do homem. Dezesseis pessoas também ficaram feridas na cidade.O terremoto “foi muito forte, nosso pessoal estava transmitindo na época, mas eles acabaram de sair do prédio”, disse Decamon à agência de notícias AFP por telefone.

Nas proximidades de Palanas, pelo menos 27 pessoas ficaram feridas depois de serem atingidas por objetos caindo ou quando suas motocicletas caíram, disse Chris Adique, um oficial municipal de desastres, à rádio DZBB.

Jovem Pan

Midia move o mundo