RedeGNI

Global News International

F1

Max Verstappen vence a corrida sprint do GP de São Paulo 2023

Max Verstappen já tem o título da temporada 2023 da Fórmula 1, mas quer ganhar tudo. E consegue. Na tarde deste sábado (4/11), em Interlagos, o tricampeão mundial largou em segundo, mas ultrapassou o pelo position Lando Norris na primeira curva e nunca mais teve sua liderança ameaçada. Correu as 24 voltas da corrida sprint do GP de São Paulo com tranquilidade para vencer e conquistar mais oito pontinhos diante do público brasileiro. Campeão da sprint, o holandês é ainda o pole position da corrida principal, que acontecerá neste domingo, às 14h.

– Foi muito importante ter a largada boa. O pulo não foi muito bom, mas a segunda parte foi boa. Consegui ultrapassar o Norris, depois foi jogo para economizar pneus, 24 voltas é muito para os pneus – disse Verstappen, antes de comentar sobre a corrida principal, de domingo, na qual tem a pole: – É muito bom ganhar corrida aqui, espero que a gente possa fazer algo semelhante amanhã.

Com 51 vitórias na carreira em corridas regulares, o holandês é o recordista de vitórias em sprints, com sete. Mas essa teve um gostinho especial, já que foi a primeira em Interlagos.

A largada da corrida principal do GP de São Paulo será neste domingo, às 14h (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.

A largada

A alegria do pole position Lando Norris não durou nem 30 segundos. Verstappen mergulhou por dentro já na largada e chegou à primeira perna do S do Senna na liderança. George Russell aproveitou a instabilidade de Norris e também ultrapassou o britânico, que caiu para a terceira posição. E numa manobra espetacular, Lewis Hamilton ultrapassou Perez na reta e pulou de quinto para quarto, tudo na primeira volta.

Largada com muita emoção e com comemoração da torcida nas arquibancadas, majoritariamente do lado de Hamilton.

A força da RBR e a garra da McLaren

A Mercedes largou bem graças ao talento dos seus pilotos, mas em pouco tempo a RBR mostrou o poder de seu motor – e do talento de Sergio Perez, claro. Na quarta volta, Perez já recuperou sua posição, ultrapassando Hamilton e começando a abrir.

Na quinta volta, foi a vez da McLaren de Norris retomar a segunda posição de Russell. Pouco depois, na oitava volta, foi Perez que ultrapassou Russell, deixando as duas Mercedes na quarta e na quinta posições. O que chamou atenção foi como Norris não deixou Verstappen se desgarrar muito nem Perez se aproximar. A cinco voltas do fim, Norris estava 2.6 segundos atrás de Verstappen, mas 8.6 segundos à frente de Perez.

E os três foram botando distância para Russell, em quarto, e Hamilton, em quinto. Pelo rádio, deu para ouvir Russell dizendo que o ritmo dos três carros à sua frente era muito mais rápido.

Briga pelos pontos

Na briga pelos últimos pontinhos, Ricciardo, nono colocado, e Piastri, tiveram sua primeira disputa direta na volta 13. Ricciardo ainda tentou partir para cima de Sainz, oitavo, mas sem sucesso, e foi logo ultrapassado de volta por Piastri, na 15ª volta. Lembrando que, na sprint, só os oito primeiros pontuam.

Na 22ª volta, novamente Ricciardo passou Piastri, só para ser novamente ultrapassado na 24ª. No fim, nenhum dos dois pontuou… Piastri terminou em nono, Ricciardo em décimo e o último pontinho da sprint foi para Sainz, o oitavo.

Hamilton perde posições

Na 21ª volta, Hamilton pareceu escorregar um pouco na saída do S do Senna e Leclerc aproveitou o momento para ultrapassá-lo. Em seguida, foi a vez de Tsunoda passar, sem dificuldade, por Hamilton. Lado a lado na reta, a dupla quase se tocou depois que Hamilton foi ultrapassado por Leclerc, antes de Tsunoda também ficar à sua frente. Piloto da Mercedes caiu para sétimo, o carro da Mercedes não estava rendendo.

A F1 2023 segue no GP de São Paulo neste domingo 5 de novembro, com o tricampeão Max Verstappen na pole position da corrida, às 14h. A Band transmite a corrida com narração de Sergio Mauricio e comentários de Reginaldo Leme.
GNI/GE