RedeGNI

Global News International

Manchete

O ‘maçarico’ está ligado no Brasil; Calor de até 43,5°C

O mês de setembro tem sido marcado por uma onda de calor excepcional em todo o Brasil, resultando em recordes de temperatura para o ano em diversas regiões.

E das 24 cidades listadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com as temperaturas mais elevadas de 2023, 21 delas alcançaram suas máximas durante o atual mês.

Os dados do Inmet levam em conta as medições realizadas até a última terça-feira (26). Os valores desta quarta (27) ainda não foram fechados.

No topo da lista, está São Romão, em Minas Gerais, que registrou 43,5 ºC na terça. Logo depois, vem Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, com 42,9 ºC também na terça. E para fechar o ranking das três cidades mais quentes do Brasil até agora: Oeiras (Piauí), com 42,4 ºC na última segunda (25).

“São Romão fica no norte mineiro, uma região mega quente e muito seca. Então é fácil a temperatura disparar”, diz Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, sobre o município recordista.

A cidade vem inclusive registrando a temperatura mais alta do país desde a última segunda, acrescenta.

Já em relação às capitais, somente Cuiabá (MT) figura na tabela, com máxima de 42°C na última segunda, seu dia mais quente do ano.

Roberto Peixoto, g1
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/

Midia move o mundo