A verdade dos fatos é a nossa notícia

Agências de Notícias InternacionaisBBC

Enchentes na Líbia deixam mais de 6 mil mortos e 12 mil desaparecidos

As enchentes devastadoras que atingiram a Líbia deixaram ao menos 6.300 mortos na cidade portuária de Derna e mais de 12 mil desaparecidos no país, disse o ministro da Aviação Civil Hichem Abu Chkiouat, à agência de notícias Reuters.

Segundo ele, o número de mortes deverá aumentar, podendo até duplicar.

“O mar despeja dezenas de corpos constantemente”, afirmou o ministro, acrescentando que a reconstrução da cidade custaria bilhões de dólares.

Equipes estão lutando para resgatar os corpos das vítimas que foram arrastadas para o mar em enchentes semelhantes a um tsunami.

O cenário é resultado do rompimento de duas barragens e quatro pontes em Derna, o que fez a cidade — a mais afetada na Líbia — praticamente submergir quando o furacão Daniel atingiu o país no domingo (10).

Ajudas internacionais começaram a chegar, mas os esforços de resgate estão sendo dificultados pela situação política na Líbia, que é dividida entre dois governos rivais.

Os EUA, a Alemanha, o Irã, a Itália, o Qatar e a Turquia estão entre os países que afirmaram ter enviado ou que estão prestes a enviar ajuda.

Vídeos gravados após o anoitecer de domingo mostram um “rio” formado pelas enchentes atravessando a cidade, enquanto carros se movimentam indefesos na correnteza. O país também sofreu com deslizamentos.

BBC/G1/ANI/GNI

Rede GNI | A verdade dos fatos é a nossa notícia https://redegni.com.br/ Twitter: @RedeGNI Gettr: @RedeGNI Instagram: RedeGNIreal