RedeGNI

Global News International

Agências de Notícias Internacionais

Austrália: Homem tropeça em cobra extremamente venenosa, mas sai ileso

Sorte ou livramento? Um tropeção durante uma caminhada quase custou muito caro para um banhista que andava na orla de uma praia em Noosa, Estado de Queensland, no nordeste da ilha australiana. Ao esbarrar com algo na manhã de terça-feira (18), ele viu que se tratava de uma grande cobra, que depois descobriu-se ser bastante venenosa.

Era uma cobra marinha de Stokes (Hydrophis stokesii), medindo 1,2 metro. Uma espécie que “está entre as maiores e mais volumosas de todas as cobras marinhas”, é bastante venenosa e já teve diversos casos de ataques não provocados a mergulhadores e banhistas, segundo o governo australiano.

A sorte do homem, que não teve a identidade revelada, é que ela estava na areia justamente por estar ferida: o animal tinha uma grande ferida aberta na sua lateral, segundo o apanhador de cobras Stuart Mckenzie, que foi chamado para lidar com o réptil após o tropeção inicial.

Ao portal australiano 9news, McKenzie disse que o réptil era “muito grande e muito grosso”, e que provavelmente tinha sido atacado por outro animal marinho ou atingido por um barco. A cobra foi enviada a um hospital veterinário para receber cuidados.

Segundo o apanhador, essas cobras marinhas muitas vezes vão parar na areia por estarem debilitadas, mas isso não as torna menos perigosas. “É importante que as pessoas não manipulem as cobras marinhas que encontram na praia, pois muitas vezes estão doentes e são altamente venenosas”, disse.

A cobra marinha de Stokes é típica dos mares australianos, ocorrendo nos lados ocidental e oriental do país. Ela também já foi vista em áreas costais da Índia, Tailândia e outros países do sudeste asiático, além de outras regiões da Oceania, segundo o Reptile Database.

ANI/Globo/GNI