RedeGNI

Global News International

Artigo de Opinião

Fatores que influenciam ou não na indexação, nos sites de buscas

Todo criador de conteúdo para web, jornalistas, blogueiros ou empresários, donos de sites e blogs, tem um desejo comum: o sucesso de acessos dos seus websites.

O sucesso de acessos está interligado a uma infinidade de fatores, posturas e programações, não é uma ‘equação’ fácil de achar e resolver e dentre esses ‘mecanismos’ quero destacar hoje a questão da PADRONIZAÇÃO DO TAMANHO DAS FOTOS.

Colocar ou subir uma imagem para um website não deve e não pode ser de qualquer forma, porque você  pode “quebrar” a programação e o seu website ou postagem pode não aparecer nos mecanismos de buscas e pesquisas.

PADRONIZAÇÃO DE IMAGENS

Quando me deparo com qualquer pessoa dizendo que as imagens ou fotos, sejam elas em quaisquer formatos, não precisam de padronização, eu logo penso:

– “Essa pessoa não sabe NADA de websites.”

Por que as imagens seguem uma rígida padronização.

A seguinte tabela foi desenvolvida por experientes programadores, baseados nas resoluções de cada rede social:


Tamanhos de Imagens para Web

Veja nesse guia os tamanhos de imagens para o uso em mídia social:

Facebook

Foto do perfil do Facebook: 360 × 360 pixels – uma proporção de 1: 1.

Foto da capa do Facebook: 820 pixels de largura x 312 pixels de altura – uma proporção de tela widescreen de 16:9.

Postagens no Facebook: 1200 × 1200 pixels – uma proporção de 1: 1.

Relacionado: Aprenda o que fazer e o que não fazer ao usar fotos de stock no Facebook.

Instagram

Foto do perfil do Instagram: 110 × 110 pixels – uma proporção de 1: 1.

Postagens no Instagram: 1080 × 1080 pixels – uma proporção de 1: 1.

Relacionado: Encontre as fotos perfeitas para o Instagram

Twitter

Foto do perfil do Twitter: 400 x 400 pixels – uma proporção de 1: 1 quadrada.

Foto da capa do Twitter: 1500 x 500 pixels.

Foto da postagem no Twitter: mínimo 600 x 335 pixels, ideal 1200 x 675 pixels – uma proporção de tela HD de 16: 9.

Twitter card: 1200 x 628 pixels – uma proporção de 1,91: 1.

Pinterest

Foto do perfil do Pinterest: 600 × 600 pixels – uma proporção de 1: 1.

Postagem no Pinterest: 1000 × 1500 pixels, ou qualquer proporção de 2: 3

LinkedIn

Foto do perfil da empresa no LinkedIn: 400 × 400 pixels – uma proporção de 1: 1.

Foto da capa da empresa no LinkedIn: 1584 × 396 pixels – uma proporção de 4: 1.

Postagem do LinkedIn: 1200 × 628 pixels.

Relacionado: fotos de stock profissionais para marketing no Linkedin

Twitch

Foto do perfil do Twitch: 1600 x 1600 pixels – uma proporção de 1:1.

Foto de um banner do Twitch: 1920 x 480 pixels – uma proporção de 4:1


PADRONIZAÇÃO DE SITES DE NOTÍCIAS

Desde 15 de outubro de 2018, existe uma escolha de um formato entre quadrado, retangular vertical ou retangular horizontal para postagens em websites de notícias.

De preferência use os formatos JPEG ou PNG no tamanho proporcional, entre 630×420. Existem vários valores proporcionais indicados, porém, a maioria dos temas padronizou as imagens para 630×420.

Escolha também um tamanho específico para usar em todo o website. Por exemplo, se você criou a primeira página de produto com fotos quadradas tamanho 630 x 420 px, então, aplique essa mesma regra às demais páginas de produtos.

IMPACTO NOS BUSCADORES E MECANISMOS DE PESQUISAS

Quando você não segue o padrão indicado para determinado tema ou template, você impacta diretamente na indexação ou não dos buscadores e mecanismos de pesquisas, e isso impacta diretamente na audiência de seu site, porque fora da padronização daquele tema os buscadores NÃO IRÃO INDEXAR o seu site ou postagem por que não reconhecerão a foto ou imagem, fora do padrão.

Leo Vilhena
@LeoVilhenaReal