RedeGNI

Global News International

MancheteRede GNI

Por que Lula escolheu com urgência os Ministros das Forças Armadas?

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai começar a divulgar, nesta sexta-feira 9, os primeiros nomes de seus ministros. O anúncio está previsto para ocorrer pela manhã, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 8, pela deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, aos jornalistas que cobrem a equipe de transição (1.030 pessoas) .

Os primeiros nomes que devem ser definidos são os de Fernando Haddad, para o Ministério da Fazenda; Flávio Dino, para o Ministério da Justiça; e José Múcio, para o Ministério da Defesa.

Lula ainda vai anunciar os quatros ministros militares para as Forças Armadas.

“O presidente deve começar a divulgar os nomes amanhã”, disse Gleisi Hoffman.

Lula definiu com José Múcio, o futuro ministro da Defesa, os novos comandantes das Forças Armadas.

  • Exército: general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção. É o mais antigo da tropa;
  • Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
  • Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
  • Comandante do Estado-maior das Forças Armadas: almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.

Questionado pela Rede GNI, uma fonte próxima ao ‘núcleo duro’ do petista afirmou que, após muitos conselhos, Lula ficou convencido que deve adiantar os nomes dos Comandantes das Forças Armadas para “abafar ou desmotivar” qualquer tentativa de “golpe” apoiado pelos militares, porque em tese, já teriam sido escolhidos os “novos ministros militares” e isso poderia servir como uma “ação para desmotivar”, nas palavras dos petistas, qualquer ação militar ou com apoio militar contra o presidente “eleito”, aprovado e escolhido por urnas questionáveis do TSE.

Em resumo, caso isso seja confirmado, seria mais uma narrativa fadada ao fracasso (natimorta), por parte de petistas desesperados para voltarem à cena do crime.

Léo Vilhena
Jornalista e Editor da Rede GNI
https://twitter.com/LeoVilhenaReal
https://gettr.com/user/leovilhenaReal