Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Lula evita greve nas estradas, mas não reconquista caminhoneiros

Últimas atualizações em 17/07/2026 – 03:50 Por Gazeta do Povo | Feed


A aprovação da Medida Provisória 1.343/2026, a MP do Frete, pelo plenário do Senado na terça-feira (14), evitou uma crise iminente para o governo, que temia uma nova paralisação nas estradas pela insatisfação dos caminhoneiros com o preço do diesel.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Apesar do alívio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não alcançou o objetivo eleitoral da medida: reconquistar a categoria que, em 2022, protagonizou bloqueios em rodovias em protesto contra a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na tramitação no Congresso, o texto ganhou um dispositivo que Lula prometeu vetar: o perdão para as multas aplicadas aos caminhoneiros que participaram dos bloqueios. Por causa disso, o petista deve perder mais votos do ganhar com a medida.

A MP foi editada em março por Lula em resposta ao aumento no preço do diesel, decorrente da alta no petróleo pela guerra no Irã, e de queixas da categoria. A norma estabelece valores mínimos para o transporte de cargas.