RedeGNI

Global News International

AutomobilismoEsportesEuropaF1InternacionalNotícias InternacionaisReuters

F1: Verstappen vence no Canadá pelo terceiro ano consecutivo

Verstappen vence no Canadá pelo terceiro ano consecutivo


O tri campeão mundial da Red Bull, Max Verstappen, completou um hat-trick de vitórias no Grande Prêmio do Canadá em um domingo molhado, selvagem e complicado no Circuito Gilles Villeneuve.

Verstappen, que começou na primeira fila ao lado do pole sitter da Mercedes George Russell, ficou longe de problemas em um dia de condições em constante mudança, arrebatando a liderança do Lando Norris da McLaren nas paradas finais.

O holandês então se apegou para reivindicar sua sexta vitória em nove corridas nesta temporada e a 60a de sua carreira na Fórmula 1.
Foi outra unidade brilhante do jovem de 26 anos que lidou com uma pista mudando de ida e volta de molhado para seco, batalhas de pit stop e desafios da McLaren e Mercedes enquanto lutava com a suspensão de seu Red Bull.

Depois que Carlos Sainz, da Ferrari, e Alex Albon, da Williams se uniram, trazendo o carro de segurança pela segunda vez, Verstappen se afastou no reinício e terminou 3,879 segundos à frente de Norris, enquanto Russell venceu um duelo de última volta com o companheiro de equipe Lewis Hamilton para completar o pódio.

“Não é fácil, mas nós fizemos isso”, disse Verstappen no rádio da equipe. “Tivemos que estar no topo de nossas ligações e acho que, como equipe, correu muito bem hoje.

“Acho que nos encontramos na hora certa e, claro, o carro de segurança funcionou bem para nós, mas mesmo depois disso, acho que estávamos gerenciando as lacunas muito bem.

“Eu adoro, isso foi muito divertido. Esse tipo de corrida você precisa deles de vez em quando.”
A vitória certamente proporcionará um impulso de confiança na Red Bull, que recentemente viu desafios ao domínio outrora inquestionável da equipe.

Nas três corridas antes do Canadá, a Red Bull conseguiu uma vitória à medida que a batalha pelos títulos de pilotos e construtores se apertava. Mas a equipe retorna à Europa de volta no controle de ambos, com Verstappen abrindo uma vantagem de 56 pontos sobre Charles Leclerc da Ferrari no topo da classificação dos pilotos, enquanto a Red Bull saiu 49 da Ferrari para a coroa dos construtores.

PRIMEIRO PÓDIO DA TEMPORADA PARA MERCEDES

Ambas as Ferraris não conseguiram terminar no domingo, com Sainz perdendo o controle de seu carro na pista molhada e atingindo a barreira enquanto Leclerc se aposentou depois de lutar com um problema no motor. “Eu sabia que tinha que marcar muito para que as outras equipes não alcançassem muito”, disse Verstappen, que foi responsável por todos os pontos da Red Bull depois que o companheiro de equipe mexicano Sergio Perez se aposentou.

“Eu acho que no final do dia, desde que você continue ganhando, você marca 25 pontos, mesmo que os outros terminem P2, P3, você realmente não perde muito e pode meio que pagar por esses pontos.” A Mercedes vai para Barcelona para o próximo grande prêmio em 23 de junho, com crescente confiança após um esforço de qualificação estelar que se traduziu em resultados em terceiro e quarto lugar.

O pódio foi o primeiro da temporada para Mercedes e Russell, que foram estimulados até a linha de chegada pelo companheiro de equipe Hamilton, sete vezes vencedor no Canadá.A McLaren, que agora teve um piloto no pódio em cada uma das últimas cinco corridas, também deixa o Canadá com uma boa corrida de pontos com Norris em segundo e o jovem australiano Oscar Piastri em quinto.

Aston Martin, de propriedade do bilionário canadense Laurence Stroll, deu à multidão da casa que a bandeira acenava algo para animar com ambos os carros marcando pontos.O campeão mundial espanhol de duplas Fernando Alonso ficou em sexto lugar à frente de Lance Stroll, que cresceu em Montreal e teve seu melhor resultado nesta corrida em casa, terminando em sétimo.

O australiano Daniel Ricciardo, que foi atacado pelo ex-campeão Jacques Villeneuve em Montreal por falta de bons resultados, respondeu aos seus críticos marcando pontos para o RB com o oitavo lugar. Alpine pegou os pontos restantes com Pierre Gasly ficando em nono e Esteban Ocon, que foi informado pela equipe de propriedade da Renault na semana passada de que eles não renovariam seu contrato na próxima temporada, 10o.

Reuters

Reportagem de Steve Keating em Montreal; edição de Clare Fallon