RedeGNI

Global News International

BrasilCrimeDestaquegovernoInternacionalManchetePolíticaRede GNIRedes SociaisSaúde

Governo: GOL, Azul e Latam são chamadas para debater viagens de animais

Governo chama GOL, Azul e Latam para debater viagens de animais Ministro de Portos e Aeroportos se reunirá na 5ª feira (25.abr) com os presidentes das 3 maiores aéreas para endurecer regras de transporte

O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse na feira 4ª (24. Abril de 2024) que ele convocou os presidentes das 3 maiores companhias aéreas do Brasil – GOL, Azul e Latam – para discutir maneiras de melhorar a legislação de transporte de animais em voos.

A motivação da ligação foi a morte de um cachorro na 3ªfeira (23.abr). O cão golden retriever, chamado Joca, foi transportado para o destino errado pela GOL. O animal teve que viajar para Sinop, em Mato Grosso, mas foi levado pela companhia aérea para Fortaleza (CE) e depois trazido de volta para São Paulo, onde a morte foi encontrada.A reunião será realizada em 5ªfeira (25. Abril). Além dos executivos, o diretor geral da Anac (Agência Nacional de Transporte Aéreo), Tiago Pereira, participará. Abear (Associação Brasileira de Empresas) também foi convidada a participar da reunião.

CASO JOCA

O caso Joca assumiu uma proporção nacional. O ministro da Costa Filho foi ao vivo em 2 estações de televisão para apresentar as medidas que serão tomadas. O ministro também gravou um vídeo ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, para oferecer condolências ao guardião do cão.

“É um caso infeliz, ficamos muito abalados com o que aconteceu”, disse Costa Filho à CNN. “Precisamos criar regras mais rígidas e é necessário que as próprias companhias aéreas e as concessionárias do aeroporto possam melhorar sua governança, serviços de voo, infraestrutura e o conforto dos animais”, acrescentou.

O episódio fez a entrar com um processo administrativo contra a GOL para investigar as razões que levaram à morte do cachorro. A empresa tem 3 dias para fornecer informações sobre o caso.

A companhia aérea decidiu suspender o serviço de transporte no porão da aeronave. O valor das ações da GOL caiu após o episódio.

Poder 360