RedeGNI

Global News International

Brasil

TSE mudará sistema após filiação falsa de Lula ao PL de Bolsonaro

TSE mudará sistema após filiação falsa de Lula ao PL de Bolsonaro
Corte Eleitoral vai implementar a autenticação de 2 fatores no cadastro partidário; mudanças devem valer a partir de fevereiro.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que reforçará a segurança do sistema de cadastramento de filiação partidária, o Filia, depois de identificar um cadastro falso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL, partido de Jair Bolsonaro. A filiação (íntegra – PDF – 256 kB) foi feita em 15 de julho de 2023. O acesso ao Filia só pode ser feito por um representante partidário. Agora, passa a ser exigido o processo de autenticação em 2 fatores junto ao aplicativo e-Título. O cadastro da biometria deve estar regularizado.

Assim, quando acessar o Filia para inserir dados de um novo filiado, o representante do partido, além de utilizar a senha de acesso, deverá preencher uma informação que será solicitada na tela do sistema e deverá ser confirmada por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral”, disse o TSE em nota. A partir deste sábado (13.jan.2024), o Filia ficará indisponível para que o sistema possa ser atualizado. A previsão é que o novo tipo de acesso entre em vigor no início de fevereiro.

LULA NO PL DE BOLSONARO
O TSE identificou que a filiação do petista foi feita pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao partido de Bolsonaro. Após a identificação, o registro foi cancelado. Procurada, Aguiar disse que não se manifestaria.

Ao jornal digital, o PL enviou uma nota da empresa Idatha, contratada pelo partido para a implantação de sistema de gerenciamento de dados partidários fornecidas pelo Filia. A Idatha informou que investigará o caso internamente e que está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. Depois da divulgação do caso, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, determinou que a PF (Polícia Federal) investigue “claros indícios de falsidade ideológica”, uma vez que é “fato notório” que Lula é filiado ao PT, partido que fundou na década de 1980 no ABC Paulista.
Poder 360

Midia move o mundo