A verdade dos fatos é a nossa notícia

Brasil

Justiça garante vaga de menino de 11 anos que passou no vestibular

Justiça garante vaga de menino de 11 anos que passou no vestibular
Luan Gabriel participou do quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck, e foi aprovado em matemática na Universidade do Estado do Amazonas

Por Maria Eduarda Portela

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) determinou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) segure uma vaga no curso de matemática para Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, aprovado no vestibular do ano passado.

O Brasil conheceu Luan Gabriel após participação no quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck. O garoto chamou a atenção por realizar cálculos longos de matemática sem o auxílio de uma calculadora e pelo conhecimento em geografia.

O juiz Marcelo Vieira entendeu que Luan Gabriel os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico. O processo foi apresentado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”, orientou o magistrado.

Luan Gabriel cursou até o 5º ano do ensino fundamental, mas o juiz solicitou que a Secretaria de Educação do Amazonas realizasse um exame de avanço escolar para avaliar se ele tem as condições necessárias para cursar a universidade.

Metropoles

Midia move o mundo