RedeGNI

Global News International

ReutersSaúde

Cidade brasileira inicia primeira vacinação em massa contra dengue

Cidade brasileira inicia primeira vacinação em massa contra dengue

A cidade de Dourados, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, iniciou na quarta-feira a primeira vacinação em massa do país contra a dengue, disse o governo da cidade.

A iniciativa visa vacinar cerca de 150 mil moradores da cidade com idades entre 4 e 59 anos usando a vacina QDENGA da farmacêutica japonesa Takeda (4502.T), recentemente aprovada.

Começou na quarta-feira a distribuição do primeiro lote de 90 mil doses já entregue pelo laboratório japonês no âmbito de um acordo com a cidade. O calendário de vacinação exige segunda dose em três meses.

A infecção pela dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca uma doença que pode ser leve ou ter formas mais graves, podendo levar à morte. Os sintomas incluem fraqueza muscular, sonolência, recusa de alimentos e líquidos, vômitos e diarreia.

Até o final da primeira semana de dezembro, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos de dengue em 2023, um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de mortes causadas pela infecção cresceu 5,4% no período, para 1.053.

No mês passado, o Ministério da Saúde anunciou que incluiria a vacina de Takeda no programa nacional de vacinação do seu sistema de saúde público, “SUS”.

A vacina não será inicialmente utilizada em grande escala a nível nacional, dada a sua oferta limitada, mas sim em grupos e regiões prioritárias.

O país espera receber mais 5,08 milhões de doses da vacina entre fevereiro e novembro.

Reuters
Reporting by Ricardo Brito; Writing and additional reporting by Peter Frontini; Editing by David Gregorio

Midia move o mundo