RedeGNI

Global News International

F1

F1: pilotos reagem com silêncio sobre o título de Massa em 2008

Um momento um pouco constrangedor tomou conta da coletiva de imprensa com os pilotos da F1 2023, nesta quinta-feira, em Interlagos. Às vésperas do início das atividades de pista do GP de São Paulo, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Carlos Sainz foram perguntados sobre o pleito de Felipe Massa – que busca, na justiça, reivindicar o título da F1 2008 vencido por Lewis Hamilton. O silêncio tomou conta da sala e só foi quebrado por Carlos Sainz.

– Eu não acho nada – disse o espanhol da Ferrari.

Lewis Hamilton, campeão do título reivindicado por Felipe, desconversou e disse não ter entendido muito bem a pergunta. Em agosto, a defesa de Massa enviou para a FIA e F1 uma carta na qual afirma que Felipe seria campeão por direito da temporada 2008, tendo sido ainda vítima de uma conspiração dos órgãos. A declaração antecipa o ajuizamento de uma ação, com a qual o piloto brasileiro deseja provar-se dono do título em questão e vítima dos efeitos causados pelo Singapuragate.

FIA e Formula One Management (FOM), entendidas pela defesa do brasileiro como conspiradoras, ainda não responderam formalmente à Letter Before Claim (LBC) de Massa – carta obrigatória antes do ajuizamento de ação no Reino Unido. As entidades pediram nova prorrogação do prazo para emitir retorno formal, e agora terão até 15 de novembro.

O Singapuragate se refere à batida intencional de Nelson Piquet Jr no GP de Singapura de 2008, sob ordens do chefe da equipe, Flavio Briatore, para beneficiar Fernando Alonso – vencedor da corrida. O incidente fez com que Massa tivesse um problema nos boxes e ainda fosse punido, caindo da liderança para 13º e perdendo pontos importantes na briga pelo título contra Lewis Hamilton.

Os dois terminaram o campeonato separados por um ponto de diferença: 98 a 97. O título de Hamilton, inclusive, completa exatos 15 anos neste 2 de novembro de 2023. Perguntado, o britânico relembrou a sensação de ser “inimigo público” do Brasil e como a relação com o público nacional mudou.

Bárbara Mendonça e Bruna Rodrigues — Interlagos, São Paulo
https://ge.globo.com/motor/formula-1/