A verdade dos fatos é a nossa notícia

Brasil

Incêndio de grandes proporções no Pantanal de MT está matando animais

Uma sucuri foi encontrada morta junto com seus ovos em meio as brasas de um incêndio no Pantanal mato-grossense. No início de outubro, um incêndio atingiu uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas e se alastra há 20 dias pela região. O Parque é localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá e é conhecido por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

No vídeo, é possível ver a sucuri queimada pelas chamas e ao seu lado, cerca de 5 ovos.

O g1 conversou com o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto Silva, que disse que, diferente dos mamíferos, as serpentes não cuidam dos filhotes e não têm vínculo parental. Ou seja, a serpente vista no vídeo, expeliu os ovos momentos antes de morrer para poder ficar mais leve e tentar fugir do fogo.

“As serpentes tem o sentido da visão muito ruim, quando elas percebem o fogo, as chamas já estão muito perto. A sucuri não bota ovos, mas na agonia da morte, ela expeliu os ovos antes da hora e antes dos filhotes estarem prontos”

Além da sucuri, imagens também mostram um jacaré que morreu queimado pelas chamas.

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais – UFRJ (LASA), os incêndios que atingem o Pantanal já devastaram mais de 258.425 hectares, sendo 730 focos de incêndio nas últimas duas semanas.

Na terça-feira (17), uma onça-pintada foi flagrada acuada em uma área de mata para tentar fugir do incêndio que atinge o Parque, Até agora, foram queimados 10,45% da área total do Parque.

No vídeo gravado pelo fotógrafo, Erisvaldo Guilhermino de Almeida, mostra a onça ofegante, em um ‘abrigo’ embaixo de uma árvore, às margens do Rio 3 Irmãos. No mesmo registro, é possível ver um jacaré morto, com diversas marcas de queimadura pelo corpo.

G1MT

Rede GNI | A verdade dos fatos é a nossa notícia https://redegni.com.br/ Twitter: @RedeGNI Gettr: @RedeGNI Instagram: RedeGNIreal