RedeGNI

Global News International

Brasil

Caos no Rio de Janeiro; Disputa entre tráfico e milícia em Caxias tem manhã de tiroteios

Um intenso confronto entre criminosos rivais afetou a rotina de moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (28). Ao menos dois ônibus e um carro foram incendiados na comunidade do Pantanal e um intenso tiroteio assustou moradores da localidade da Jaqueira.

Criminosos atearam fogo em veículos na Rua Eça de Queiroz e na Rua Soares D. Andreia, no Pantanal. Até às 9h40, os bombeiros tentavam controlar as chamas. A fumaça preta podia ser vista a distância.

Depois que o fogo em um dos ônibus foi controlado, moradores aproveitaram a situação para remover estruturas metálicas que sobraram da carcaça do veículo. Outros homens fizeram o mesmo com um carro que também foi queimado.

Segundo a Semove, sobe para 8 o número de ônibus incendiados em confrontos armados somente neste ano.

Ônibus que trafegam pelos bairros dos confrontos não estão seguindo o itinerário normal, e sim parando na Rodoviária Velha de Caxias, que fica no centro da cidade.

O tiroteio teria começado em um condomínio da Jaqueira, em Duque de Caxias. Homens fortemente armados invadiram o local e trocaram tiros entre os prédios.

Moradores relataram que não tiveram como sair de casa para trabalhar. O comércio também não teve como funcionar.

O tiroteio seguiu intenso por duas horas seguidas, e a disputa é entre bandidos do Pantanal contra os da Jaqueira pelo controle territorial e a venda de drogas.

A Polícia Militar informou que o policiamento foi reforçado após os veículos serem incendiados. Vídeos mostram os policiais em alta velocidade entrando na comunidade. Ao menos cinco viaturas foram deslocadas para uma das ruas onde um ônibus foi incendiado.

O bairro em confronto fica próximo ao Gramacho, que também tem sofrido com a violência. Há pouco mais de uma semana, um ataque a tiros de criminosos contra policiais militares deixou um funcionário morto e outro ferido em um posto de gasolina.

G1/GNI/RNT

Midia move o mundo