A verdade dos fatos é a nossa notícia

Brasil

Rio Guaíba transborda em Porto Alegre

nível do Guaíba atingiu 3,17 metros por volta do meio-dia desta quarta-feira (27) em Porto Alegre, de acordo com a Defesa Civil da cidade. Este é o nível mais alto desde 1941, quando Porto Alegre passou por uma enchente histórica, que levou a água a 4,75 metros. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros.

Durante a tarde, o nível subiu mais um pouco, atingindo 3,18 metros. No fim da tarde, a margem tinha reduzido para 3,14.

Alguns trechos da Orla do Guaíba foram invadidos pela água. Entre eles, áreas de passeio e espaços dedicados para a prática de exercícios físicos. Além da chuva, há rajadas de vento, em razão da formação de um novo ciclone extratropical que passa pela costa do RS.

As comportas do sistema de proteção contra enchentes foram fechadas pela prefeitura de Porto Alegre, na segunda (25). O sistema é composto por 14 comportas, 23 casas de bombas e 24 km de diques externos e internos. No entanto, apesar das comportas, a água começou a vazar por volta do meio-dia desta quarta, quando funcionários da prefeitura precisaram colocar sacos de areia no local para evitar a passagem da água.

O sistema de comportas foi pensado depois da enchente de 1941. A ideia era evitar um trauma parecido com o vivido naquele ano. Antes de 2023, 2015 foi o último ano em que as comportas foram acionadas, quando o nível do lago chegou a 2,94 metros.

Nesta quarta, o ciclone extratropical que se formou sobre o RS se afasta em direção ao alto-mar, mas continua influenciando o tempo no Sul do país. Fortes rajadas de vento devem incidir sobre o estado ao longo desta quarta, especialmente na Região Metropolitana e no Litoral, mas o volume de chuva esperado reduzirá significativamente, apesar da possibilidade de queda de granizo.

G1/GNI/RNT

Rede GNI | A verdade dos fatos é a nossa notícia https://redegni.com.br/ Twitter: @RedeGNI Gettr: @RedeGNI Instagram: RedeGNIreal