RedeGNI

Global News International

Agências de Notícias InternacionaisManchete

Local onde estariam os restos mortais de Madeleine McCann é localizado

Agentes da unidade de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ) portuguesa se preparam no acampamento base junto à barragem do Arade, em Silves para o segundo dia de busca por vestígios e provas que levem ao paradeiro de Madeleine McCann. A menina britânica desapareceu em 2007, quando passava férias com os pais em Portugal.

Segundo o “Daily Mail”, as novas buscas por evidências ocorrem após a dica de um informante alemão considerado “muito confiável”. A principal linha de investigação é assassinato. As autoridades buscam possíveis restos mortais e fragmentos de roupas que possam estar relacionamentos ao caso — por exemplo, do pijama rosa que Maddie usava na noite do desaparecimento.

A Polícia Judiciária portuguesa está numa área isolada em torno da albufeira do Arade, a cerca de 50 quilômetros de onde a menina então com três anos, desapareceu na Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007. É a primeira grande operação vinculada ao caso desde junho de 2014, quando as autoridades britânicas fizeram escavações e usaram cães farejadores na região.

A imprensa portuguesa informou que, dessa vez, os agentes vão vasculhar locais que costumavam ser frequentados pelo principal suspeito no caso – o alemão Christian Brueckner – a 50 quilômetros da Praia da Luz, nos arredores de uma represa próxima à cidade de Silves.

Em entrevista na SIC Notícias, Ana Rita Pereira, médica especialista em Medicina Legal, explicou que “existe esperança de que ainda possa haver restos do esqueleto da menina”.

— Há esperança de se poder encontrar alguma ligação, algum elemento que possa identificar a vítima, mas depende exatamente do grau de putrefação e exatamente do que se vai encontrar. Se encontrar algum objeto pessoal ou outro elemento, como um osso, teríamos que verificar com a ajuda da antropologia forense se pertence a um animal ou a um humano. Sendo um osso humano, temos vários métodos que podem ajudar a identificar a pessoa envolvida — disse a especialista.

Segundo o diário “The Sun”, mergulhadores experientes vão fazer buscas na água, enquanto as margens serão escavadas.

A polícia alemã tem como principal linha de investigação a hipótese de que a menina foi assassinada. As autoridades portuguesas corroboraram a hipótese. Com a operação, os agentes buscam vestígios que possam trazer novas informações e eventuais provas sobre o desaparecimento da criança.

Christian Brueckner cumpre atualmente uma pena de sete anos em Oldenburg, no norte da Alemanha, por estuprar uma turista americana de 72 anos na Praia da Luz, em 2005. Ele nega envolvimento no caso Madeleine McCann.

ANI/O Globo/GNI