RedeGNI

Global News International

ArtesArtigo de OpiniãoManchete

Steven Yeun: uma carreira abalada por um posicionamento infeliz

Para começo de conversa, preciso deixar bastante clara a minha posição: não sou advogado do ator coreano, não tenho ‘procuração’ para representá-lo ou falar em nome dele, e a minha OPINIÃO é baseada no que eu acredito como jornalista e grande fã de The Walking Dead.

E para reforçar tudo o que tenho a dizer, no dia 11 de abril de 2023, antes de ‘estourar’ a polêmica contra Steven Yeun, eu escrevi o seguinte tweet:



Eu só fiquei sabendo dessa polêmica, após ler um tweet do perfil https://twitter.com/PortalWalking que merece ser seguido, por ser relevante em informações sobre o universo walker.

No meu tweet de 11 de abril, deixei clara a minha preferência pelo personagem Gleen, dentro do show.

Agora que já deixei clara a minha admiração pelo ator e personagem, vamos falar da polêmica, mas antes eu preciso comentar sobre o episódio, para aqueles que não sabem o que está acontecendo.


DECLARAÇÃO DO ATOR DAVID CHOE

O ator americano David Choe, de 47 anos, afirmou em um podcast transmitido em 2014 ter agredido sexualmente uma massagista.

A declaração do ator foi a seguinte:

“A adrenalina de possivelmente ir para a cadeia, é isso que (me) causa excitação”, disse Choe.

Enquanto muitos que estavam presentes no estúdio, de onde estava sendo transmitido o podcast deram risadas e reagiram normalmente, a apresentadora Asa Akira, co-apresentadora do podcast, ficou indignada e disse que David Choe praticamente confessou um crime e ele estava agindo como um estuprador.

O ator surpreendeu:

Um estuprador de sucesso, complementou o ator.


REPERCUSSÃO NEGATIVA

A polêmica declaração não ganhou grandes proporções à época do podcast, porém, agora que o ator foi escalado para a série “Beef” (Treta), a frase voltou aos noticiários e jornalistas especializados em séries questionaram as estrelas do show, que contracenam com Choe, o que eles achavam de trabalhar com um ‘estuprador’ confesso.

Entre as estrelas está o ator coreano Steven Yeun, o eterno Glenn de The Walking Dead.

Lee Sung Jin, que é o criador de “Beef”, Steven Yeun e Ali Wong se viram obrigados a divulgar um comunicado à imprensa, em especial a revista e site Variety, chamando a história de Choe de “inegavelmente dolorosa e extremamente perturbadora”.

A íntegra do comunicado:


“A história que David Choe inventou há nove anos é inegavelmente dolorosa e extremamente perturbadora. Não toleramos essa história de forma alguma e entendemos por que isso foi tão perturbador e desencadeador. Estamos cientes de que David se desculpou no passado por inventar essa história horrível e o vimos trabalhar para obter o apoio de saúde mental de que precisava na última década para melhorar a si mesmo e aprender com seus erros.”


Mas o problema não acaba por aí. Em um podcast, Steven Yeun pode ser ouvido rindo junto com David Choe quando surge o assunto do assédio sexual. A jornalista Aura Bogado postou o áudio em seu Twitter e escreveu:


“Steven Yeun sabia sobre o caso de David Choe. Ele também foi um convidado em dois episódios. Em um desses episódios, Yeun é ouvido rindo quando Choe fala sobre sua fantasia de ser amarrado enquanto sua namorada é estuprada.”


A história fica cada vez pior. Nesse mesmo programa, Choe pergunta a Yeun sobre uma cena da 3ª temporada de The Walking Dead envolvendo Glenn Rhee e Maggie Greene (Lauren Cohan).

Então, o que eu queria perguntar a vocês era, sim, eu esqueci se foi na temporada passada ou na anterior. É porque vocês fazem as pausas no meio da temporada”, começa Choe.“É sobre a cena em que você é torturado? Tipo, o que diabos? Houve uma cena em que você e sua namorada na série são capturados ao mesmo tempo, e você está na sala ao lado…”

Como ouvi-la potencialmente sendo estuprada, Yeun explica.

Sim, exatamente.” Choe responde. “Quero dizer, essa é minha fantasia número um. Então, tipo, isso foi quente.”

Mais uma vez se ouve Steven Yeun dando risadas.


Fãs de The Walking Dead estão revoltados com Steven Yeun

Nas redes sociais, os fãs estão enfurecidos e tristes com o ator por conta do acontecido. Confira algumas das reações:


MINHA ANÁLISE

Esse artigo está sendo construído com base em muitas informações de um outro artigo publicado no excepcional site https://walkingdeadbr.com/ certamente a maior referência no Brasil sobre a série de sucesso da AMC.

O texto, brilhantemente escrito por Rafael Façanha, a quem presto as minhas homenagens pelo texto impecável, é esclarecedor sobre a polêmica.

Em momento algum tenho a pretensão de corrigir o texto do Rafael ou acrescentar qualquer informação, mas como jornalista e amante de The Walking Dead eu quero e preciso apresentar a minha análise.


FATOS

Steven Yeun é um brilhante ator.

Glenn Rhee é um dos meus personagens principais da franquia walker.

Mas ele cometeu o mesmo deslize, para não dizer crime (por omissão e por concordar, ‘quem cala consente’), que foi cometido pelo horroroso ator americano David Choe, que para mim, é irrelevante no cenário do show business.

Choe é um péssimo ator e um lixo de ser humano, baseado em suas próprias declarações.

Estupro ou assédio sexual é inadmissível e inaceitável em qualquer situação, sendo ou não simulado ou mesmo que uma ‘piada’.

Após a repercussão negativa de uma entrevista, é “fácil” dizer que não aconteceu ou que foi uma piada, mas em 2014 não pareceu piada ao comentar sobre o “incidente”.

O pior é o ator coreano, amado por uma ‘legião’ de fãs fanáticos por The Walking Dead, o pior é ouvir o ator rindo, concordando (por omissão) e não rebater veementemente a declaração “infeliz e polêmica”.

Steven Yeun poderia ter tomado várias atitudes:

  1. Negar-se a participar de “beef“;
  2. Negar-se a contracenar com o lixo do David Choe;
  3. Repreender seu ‘colega’ de atuação;
  4. ‘Corrigir’ a declaração;
  5. Negar-se a assinar a declaração de imprensa;
  6. Mandar retirar seu nome da declaração ou
  7. Não endossar a declaração.

Mas o que ele fez?

Deu risadas.

Enfim, é triste comentar, mas, Steven Yeun jogou sua brilhante carreira no esgoto e ficará marcado para sempre.

Steven Yeun, teve sua carreira abalada por um posicionamento infeliz.


Léo Vilhena | Rede GNI
@LeoVilhenaReal


Rafael Façanha | WalkingDeadBR

Ator de The Walking Dead está sendo cancelado por apoiar assédio sexual