RedeGNI

Global News International

Internacional

Socorristas italianos encontram cenário de devastação na Turquia

Socorristas italianos enviados à Turquia para ajudar nas buscas por vítimas do terremoto da última segunda-feira (6) encontraram um cenário de povoados inteiros arrasados e milhares de pessoas pelas ruas.

Formado por integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, o grupo de cerca de 60 pessoas chegou nesta terça (7) à base aérea de Incirlik, nos arredores de Adana.

Em seguida, a equipe viajou para Antioquia, a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Síria, e aguarda designação pelas Forças Armadas turcas de uma área para as operações de busca e socorro.

“Atravessamos povoados inteiros arrasados. Belen está completamente destruída, e o porto de Iskenderun registra um enorme incêndio. Há milhares de pessoas nas ruas e multidões para distribuição de comida”, disse um dos integrantes da missão italiana.

“São momentos dramáticos para as populações turca e síria, com as vítimas desse terremoto de proporções colossais aumentando a cada hora, o que sacode as profundezas de nossas almas de italianos, mas sobretudo nos remete às tragédias semelhantes que vivemos e que fazem parte de nossa história”, afirmou Antonio De Palma, presidente do sindicato de enfermeiros Nursing Up.

Até o momento, o terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter e suas réplicas já fizeram 3.549 vítimas na Turquia e 1.612 na Síria, totalizando 5.161 mortos.

O balanço, no entanto, está destinado a se agravar, já que equipes de resgate ainda buscam desaparecidos nos escombros dos milhares de edifícios destruídos. (ANSA)

TODOS LOS DERECHOS RESERVADOS. © COPYRIGHT ANSA
https://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/italia/noticias/2023/02/07/socorristas-italianos-encontram-cenario-de-devastacao-na-turquia_658204f8-f0a2-4525-a460-47af71ab9243.html