RedeGNI

Global News International

Internacional

Avalanches na Áustria deixam ao menos oito mortos

Ao menos oito pessoas morreram na Áustria, neste final de semana, após uma série de avalanches que atingiram o oeste do país nos últimos dois dias. Só neste domingo, as autoridades encontraram cinco mortos em meio à neve. As tragédias acontecem frente ao momento auge da temporada de esportes de inverno na região.

Neste domingo, o corpo de um austríaco, de 59 anos, foi encontrado soterrado em meio a neve. Segundo os policias, o acidente aconteceu quando ele tentava remover o gelo acumulado de seu trator. Outro homem, de 62 anos, foi resgato pelos agentes em cume. Apesar das tentativas de reanimação da equipe de resgate, ele não resistiu. O idoso estava desaparecido desde sábado, quando não voltou de uma viagem para esquiar em Kaunerberg, no estado de Tirol.

Outros dois esquiadores, de 29 e 33 anos, entre eles um instrutor, foram encontrados mortos na cidade de Sankt Anton am Arlberg. Uma quinta morte em Längenfeld, no vale de Ötztal, também foi confirmada. Entre as vítimas identificadas até agora também estão um neozelandês, de 17 anos, um alemão, de 55, e um chinês, de 32.

Em Tirol e na província vizinha Vorarlberg, os serviços de alerta continuam a descrever a situação como perigosa, por conta do vento forte e dos altos níveis de neve. Nos últimos dois dias, fortes nevascas e ventos aumentaram o perigo de avalanche, com autoridades alertando os entusiastas de esportes de inverno a terem cautela.

Trinta avalanches foram relatadas no sábado apenas no Tirol, onze delas envolvendo pessoas desaparecidas, com as inúmeras operações de resgate prejudicadas pela pouca visibilidade e más condições climáticas. O nível de alerta quatro em uma escala de cinco não impediu muitos turistas de se aventurarem fora das trilhas marcadas, informou o governo.

AFP – GCOM