RedeGNI

Global News International

Brasil

Cuidado! Chuvas intensas colocam São Paulo em estado de atenção

Cuidado! Chuvas intensas colocam São Paulo em estado de atenção para alagamentos

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde de sexta-feira (19), com todas as regiões sendo afetadas a partir das 18h24, conforme informado pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura.

As áreas em estado de atenção para alagamentos incluem a Zona Norte, Zona Oeste, Centro, Marginal Tietê e Marginal Pinheiros, todas a partir das 18h24. Zona Sul, Zona Sudeste e Zona Leste permanecem em alerta desde as 17h47.

A formação de áreas de chuva dentro da cidade, impulsionadas pelo calor e pela brisa marítima, continua de forma isolada e intensa. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuvas fortes especialmente na Zona Leste e Zona Sudeste, enquanto subprefeituras de Santo Amaro e Cidade Ademar, na Zona Sul, enfrentam precipitações intensas.

Medidas simples são recomendadas para amenizar os impactos dos alagamentos, como evitar transitar em ruas alagadas, não enfrentar correntezas causadas por inundações e buscar abrigo em lugares seguros. Além disso, é aconselhável manter distância da rede elétrica, não permanecer sob árvores e planejar viagens para evitar engarrafamentos.

Tendência para os Próximos Dias: Chuvas Generalizadas e Frente Fria

Nos próximos dias, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista intensificará as instabilidades em todo o Estado, resultando em chuvas mais generalizadas.

No sábado (20), espera-se sol entre nuvens e tempo abafado, com temperaturas variando entre 21°C e 27°C. A aproximação da frente fria causará chuvas generalizadas, raios e rajadas de vento, especialmente à tarde e à noite.

No domingo (21), a propagação da frente fria manterá o tempo instável, alternando chuvas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os ventos de sul e sudeste causarão declínio nas temperaturas, com mínimas de 20°C e máximas não ultrapassando os 24°C.

Devido à previsão de chuvas intensas, a Enel anunciou a ativação do plano de emergência, triplicando o contingente operacional no fim de semana. Autoridades alertam para o risco de deslizamentos, enchentes e quedas de árvores, especialmente na Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo, instando a Defesa Civil a ficar atenta a possíveis ocorrências relacionadas ao solo encharcado.

Gazeta

Midia move o mundo