RedeGNI

Global News International

AFPAgências de Notícias Internacionais

Índia: Equipes de resgate enviam remédios para trabalhadores presos há quatro dias em túneis

As equipes de resgate da Índia disseram nesta quarta-feira que enviaram remédios para 40 homens presos após o colapso de um túnel rodoviário que estavam construindo, enquanto os esforços para libertá-los entravam no quarto dia. As escavadeiras estão removendo os destroços desde a manhã de domingo do local no estado de Uttarakhand, no Himalaia, para criar um túnel de fuga para os trabalhadores, todos ainda vivos.

“Após consulta com os médicos, os remédios foram enviados aos trabalhadores através de canos”, disse o policial Prashant Kumar à AFP no local. “O contato está sendo mantido com os trabalhadores”.

Não foram fornecidos detalhes sobre a condição dos homens ou quantos deles estavam doentes. Alimentos e oxigênio também foram enviados aos trabalhadores presos, disse ele. Mas à medida que as equipes de resgate removiam as vastas pilhas de escombros, mais caíram do telhado partido do túnel e dois trabalhadores que trabalhavam para remover os destroços ficaram feridos durante a noite, acrescentou.

O ritmo das perfurações foi “lento por causas naturais”, mas os esforços estavam sendo feitos em “pé de guerra”, disse o chefe da polícia estadual de Uttarakhand, Ashok Kumar, em um comunicado na quarta-feira. A Força Aérea transportou uma “máquina de perfuração que irá acelerar o trabalho de resgate”, acrescentou.

Fotos divulgadas pelas equipes de resgate do governo logo após o desabamento mostraram enormes pilhas de entulho bloqueando o amplo túnel, com barras de metal retorcidas do telhado aparecendo na frente de lajes de concreto.

‘Paciência e confiança’

Engenheiros estão usando maquinário pesado para conduzir um tubo de aço com 90 centímetros de largura através dos escombros, largo o suficiente para que os homens presos possam passar.

“Devemos manter a paciência e a confiança”, disse Kumar. “Tenho certeza de que resgataremos todos os trabalhadores.”

O túnel de 4,5 km estava sendo construído entre as cidades de Silkyara e Dandalgaon para conectar Uttarkashi e Yamunotri, dois dos mais sagrados santuários hindus. O túnel faz parte do projeto rodoviário do primeiro-ministro Narendra Modi que visa melhorar as condições de viagem entre alguns dos santuários hindus mais populares do país, bem como áreas fronteiriças com a China.

Especialistas alertaram sobre o impacto da extensa construção em Uttarakhand, onde grandes partes do estado são propensas a deslizamentos de terra. Acidentes em grandes projetos de infraestrutura são comuns na Índia. Em Janeiro, pelo menos 200 pessoas morreram em inundações repentinas na ecologicamente frágil Uttarakhand, num desastre que os especialistas atribuíram em parte ao desenvolvimento excessivo.

O trabalhador da construção civil Hemant Nayak disse à AFP que estava no túnel na manhã de domingo, quando o telhado desabou, mas estava do lado direito do desabamento e escapou. Pequenas quantidades de sujeira caíam no túnel, mas “todos encararam isso com leveza”, disse ele à AFP na terça-feira.

“Então, de repente, veio uma enorme quantidade de detritos e o túnel foi fechado.”

AFP/ANI/Globo/GNI