RedeGNI

Global News International

Agências de Notícias InternacionaisInternacional

Drama no Paquistão: 2 crianças são resgatadas

Em uma operação complexa e de alto risco, forças do Paquistão conseguiram resgatar nesta terça-feira (22) as duas primeiras crianças presas em um teleférico no norte do país. Outras cinco crianças e um adulto seguiam dentro da cabine até a última atualização desta notícia.

O grupo ficou preso no início da manhã no horário local (fim da noite no horário de Brasília) a 274 metros de altura depois que um dos dois cabos do teleférico em que estavam se rompeu quando eles iam para a escola – a região, no norte do Paquistão, é extremamente montanhosa e, por isso, muitos estudantes recorrem a teleféricos como meio de transporte.

O resgate, considerado de alto risco por conta de fortes ventos e da pouca sustentação da cabine, ainda estava em andamento até a última atualização desta notícia.

Militares que conduzem a operação por meio de helicópteros haviam feito duas tentativas anteriores de resgate. Na primeira delas, uma das crianças chegou a começar a ser içada, mas a equipe viu riscos para a estabilidade da cabine do teleférico.

O temor é que o vento gerado pelo helicóptero chacoalhe demais a cabine e a desestabilize.

Ainda assim, a equipe corre contra o tempo. Por volta de 10h (horário de Brasília), os passageiros completavam cerca de 12 horas no local.

Segundo as autoridades locais, o cabo se rompeu por volta de 9h no horário local (23h de segunda-feira em Brasília). Uma das crianças chegou a desmaiar “devido ao calor e ao medo”, disse Shariq Riaz Khattak, um oficial de resgate, à Reuters. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde dela.

ANI/AFP/G1/GNI

Pessoas assistem homem descendo de rapel durante operação de resgate com crianças e professores presos em teleférico no Paquistão — Foto: AFP