RedeGNI

Global News International

Esportes

Porto é campeão da Taça de Portugal

O Porto venceu o Braga por 2 a 0 neste domingo, no Estádio do Jamor, em Lisboa, e conquistou a Taça de Portugal pelo segundo ano seguido. André Horta, contra, e o luso-brasileiro Otávio marcaram os gols do jogo, que marcou o fim de temporada no país e um recorde para o ex-Grêmio Pepê.

O meia-atacante, de 26 anos, agora é lateral-direito na equipe de Sérgio Conceição. E, pela 55ª vez, esteve em campo com o Porto na temporada. É a primeira vez na história do time que um jogador soma tantas partidas no mesmo ano. O brasileiro só se ausentou em uma partida dos Dragões em 2022/23.

Com Pepê titular, o Porto só conseguiu os gols da vitória contra o Braga no segundo tempo. Aos sete minutos, o brasileiro Galeno, um dos melhores em campo, fez jogada pela esquerda, cruzou rasteiro, e o meia André Horta desviou contra o próprio gol.

Pouco depois, os Dragões ficaram com um a menos. O lateral-esquerdo brasileiro Wendell recebeu um cartão vermelho direto após revisão no VAR. Mas o Porto se segurou e, aos 33, o Braga também teve um expulso: o zagueiro Niakaté.

Aos 35, veio o grito de alívio do time de Sérgio Conceição. Galeno novamente disparou pela esquerda, entrou na área e cruzou rasteiro para o luso-brasileiro Otávio desviar para o gol: 2 a 0 e título do Porto.

Pepê comemorou o título, o seu quinto com a camisa do Porto.

— Sem palavras para definir o que estou sentindo. Desde a minha chegada a Portugal, sempre fui muito bem tratado por todos. É uma alegria imensa poder retribuir ao FC Porto e seus torcedores esse carinho com títulos. Vamos seguir trabalhando para mais conquistas.

Outro brasileiro titular na conquista dos Dragões foi o atacante Evanilson. Ele foi substituído ainda no primeiro tempo com uma lesão na coxa, mas também comemorou a conquista.

— Eu estava bem no jogo, claro que queria ficar em campo até o fim, lutar por esse título com meus companheiros, mas o que importa é que deu tudo certo e fomos campeões novamente. Estão todos de parabéns. Não foi um jogo fácil, mas conseguimos nos impor e a torcida sai daqui ainda mais feliz.

Campeões no ano passado, os Dragões chegam ao bi seguido e à 19ª conquista da Taça de Portugal. O Braga tentava o quarto título, mas ficaram com o vice pela quinta vez em sua história. O maior campeão do torneio é o Benfica, com 26 troféus.

GE/GNI