RedeGNI

Global News International

EsportesMancheteRede GNI

Escândalo na Fórmula 1: Chefão sabia da fraude em Singapura 2008

Um escândalo sem precedentes na historia do esporte, abalou os alicerces da Fórmula 1.

O verdadeiro campeão da temporada 2008 foi o brasileiro Felipe Massa, e que disse isso foi o antigo chefão da categoria, sir Bernie Ecclestone.

Após essa ‘bomba’ o brasileiro Felipe Massa, prejudicado no mundial de 2008, estuda com os seus advogados o que fazer após as declarações do ex-boss.

ENTENDA O ESCANDÂLO

Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, vai longe e afirma categoricamente: “Hamilton não é hepta”

Para ele, Lewis Hamilton não deveria ter sido campeão em 2008 por causa da batida proposital de Nelson Piquet Jr no GP de Singapura.

– Decidimos não fazer nada, queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA (Federação Internacional do Automobilismo). Assim, Hamilton recebeu a taça e tudo ficou bem. Mas tínhamos informações suficientes naquele momento para investigar o assunto. Segundo o regulamento, devíamos ter anulado a corrida em Singapura por essas condições – disse Bernie Ecclestone.

CINGAPURA 2008

Piquet Jr, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, pilotava pela Renault ao lado de Fernando Alonso. Seguindo ordens do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, ele colidiu intencionalmente na curva 14 do Circuito de Marina Bay, quando Felipe Massa liderava a prova.

A paralisação da corrida com o safety car ajudou o bicampeão espanhol a vencer a corrida. Sob bandeira amarela, o brasileiro entrou nos boxes mas a Ferrari o liberou com a mangueira de reabastecimento ainda presa em seu carro.

O brasileiro despencou na classificação e não pontuou na prova, além de ter sido punido por quase tocar em Adrian Sutil por ser liberado de forma insegura da parada.

Massa havia chegado à prova com 77 pontos, um a menos que o então líder do campeonato Hamilton. Depois da corrida em Marina Bay, o britânico ampliou sua vantagem na ponta do Mundial para sete pontos. No fim da temporada, a diferença entre eles voltou a ser de um ponto.

Bernie, hoje afastado das operações da F1 – mas cuja esposa, Fabiana Flosi, é vice-presidente de esportes na América do Sul na FIA.

“O correto seria a anulação da prova e Felipe Massa teria sido campeão no Brasil.” disse um comissário que estava em Singapura em 2008 e não quis se identificar.

O QUE PENSA FELIPE MASSA?

Felipe Massa estuda opções legais após Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, declarar ter tido conhecimento sobre o “Singapuragate” ainda em 2008.

O brasileiro perdeu o título mundial para Lewis Hamilton, então piloto da McLaren, por um ponto de diferença. A informação foi divulgada pelo Motorsport e confirmada pelo ge.

– Reforço que não me interessa o lado financeiro nessa história, e sim a justiça. Se as duas pessoas mais poderosas, o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. A corrida de Singapura afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro. Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta. No momento, estou estudando o que pode ser feito a partir das recentes declarações do Bernie – disse Massa à reportagem do ge.

Léo Vilhena | Rede GNI
Com apoio de informações do GE
Bárbara Mendonça e Bruna Rodrigues — Rio de Janeiro