RedeGNI

Global News International

Artigo de Opinião

Redes Sociais não são parques de diversões nem ambientes para crianças

Confesso, eu pensei demais e coloquei na balança os prós e contras de escrever esse texto, acuradamente avaliei se valeria a pena escrever e alertar, se haveriam mais benefícios do que dores de cabeça ou quem sabe, reações negativas ou positivas.

E cheguei a uma conclusão até de certo ponto lógica, eu me formei para informar e emitir opiniões que agreguem valor à sociedade, que mudem conceitos e preconceitos e alertar para melhorar a vida das pessoas.

Dentre tantas funções, é para isso que vive um jornalista.

Se você gosta ou não de mim, isso é outra história, se você costuma ler os meus textos ou não, isso não está em discussão, se você é meu fã, hater ou nem liga para mim, poderá ser tema de outro artigo ou se você me acha feio, bonito, atraente, escroto, gordo, feio, magro, obeso ou baleia, em outra oportunidade poderemos tratar desse assunto.

Após ficar muito pensativo, cheguei a uma conclusão: jornalismo, como aprendi na faculdade, é contar ou falar aquilo que outros não querem ouvir, fora disso, é publicidade ou marketing.

A definição exata é: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. O resto é publicidade.”

E um dia prometi a uma pessoa que respeitaria os meus leitores e falaria SEMPRE a verdade.

Então o que vim te alertar é: Redes Sociais não são parques de diversões nem ambientes para crianças.

Você já deve ter ouvido falar de alguém enganado por outra pessoa que conheceu através das Redes Sociais, chantageado, extorquido, ameaçado e até roubado.

Sobre mortes ou sequestros eu nem quero tocar nesse assunto.

Então pensa comigo: Se um adulto, como eu e você, podemos ser vítimas de bandidos, criminosos, estelionatários, assaltantes, assassinos, estupradores e golpistas, mesmo tendo idade para discernir o bem do mal, imaginem crianças ou adolescentes, que, em geral, não tem a experiência e a “maldade” que nós adultos temos.

Eles são vulneráveis e presas fáceis que pais e avós, tios ou representantes legais “servem” de cobaias ou banquetes para a vassala podridão da sociedade moderna, caída em suas paixões e perversões.

As crianças e adolescentes podem berrar, chiar, gritar, ameaçar greve de fome ou fazerem qualquer outra chantagem emocional, pais, tios, avós e ‘tutores’ tem o dever legal de dizer, NÃO.

“Não, aqui não é o seu lugar.”

Redes Sociais não são parques de diversões nem ambientes para crianças ou adolescentes.

Isso vem martelando em minha cabeça a dias, mas esse texto formatou entre os meus companheiros inseparáveis, Tico e Teco, quando vi essa cena hoje, em minha Timeline:



E o pior, o autor dessa postagem citou textualmente que o “casal” nessa sacanagem seriam os jornalistas Felipe Andreoli e Carol Barcellos, e nem de longe são esses dois profissionais.

O autor escreveu o seguinte (na íntegra):


“Luiz Felipe Guimarães Andreoli é um jornalista, da Rede Globo. Jornalista Carol Barcellos. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, Flagrados nos Bastidores do esporte na Globo …. Felipe Andreoli flagrado com Carol Barcellos… na hora do lanche.”


Jesus Cristo, isso é crime de calúnia e difamação, porque nem de perto, esse casal que esta transando em local inadequado, parecem com os profissionais citados.

Como essa postagem chegou até o meu colega, Felipe Andreoli, eu realmente não sei, mas a resposta dele foi sensata, educada e legal:



Agora a pergunta que lhe faço é: seus filhos, netos, sobrinhos ou primos menores de idade, tem estrutura emocional, mental e idade para ver essa cena?

Não vamos falar de idade ou estrutura para assistir a cena, mas para discernir que ela é fake?

Se eu que adoro mulher, tenho 51, quase 52 anos, 7 filhos, 2 netas e 5 sobrinhos, se eu não gostei de ver, por que Timeline do Twitter não é lugar para esses tweets, imaginem crianças e adolescentes assistindo?

Sem falar em cenas e vídeos de tiroteios, mortes e coisas mais pesadas.

Não é moralismo ou falso moralismo, mas a única verdade é:

Redes Sociais não são parques de diversões nem ambientes para crianças.

Foi isso o que eu vim te dizer.

Léo Vilhena | Rede GNI
@LeoVilhenaReal


Nota: Vamos ser mais prudentes e honestos, e ter cuidado com o que postamos: Não são os jornalistas Felipe Andreoli e Carol Barcellos. Pelo Amor de Deus, eles tem famílias.

Felipe e Carolzinha, toda a minha solidariedade a vocês!