RedeGNI

Global News International

Agências de Notícias Internacionais

Rússia perdeu 5 mil soldados de elite em batalha

As Forças Armadas da Ucrânia alegam terem destruído “quase uma brigada inteira” da 155ª brigada da infantaria naval de elite da Rússia em batalhas perto da pequena cidade de Vuhledar, na província de Donetsk, afirmou o porta-voz militar ucraniano Oleksii Dmytrashkivskyi ao site Politico.

A brigada totaliza cerca de 5 mil soldados, cujos membros foram mortos, feridos ou capturados, de acordo com Dmytrashkivskyi, chefe do centro de imprensa unida do distrito de Tavriskiy das forças de defesa ucranianas.

— Um grande número de forças inimigas, incluindo a equipe de comando, foi destruído perto de Vuhledar e Mariinka em Donetsk — disse Dmytrashkivskyi. — Além disso, na semana passada, o inimigo perdeu cerca de 130 unidades de equipamento, incluindo 36 unidades de tanques.

Vuhledar fica a cerca de 150 km a Sudoeste de Bakhmut, cidade que há meses registra ferrenhos combates.

Há indícios de que as forças russas registram perdas pesadas nas duas localidades, a ponto de Moscou remanejar soldados.

O Instituto dos EUA para o Estudo da Guerra (ISW), um centro de estudos de Washington que monitora o conflito, diz em seu último relatório que as falhas táticas da Rússia em Vuhledar provavelmente enfraqueceram a crença de ultranacionalistas russos a respeito da capacidade de Moscou de lançar um ataque decisivo.

Fuzileiros navais ucranianos divulgaram um vídeo mostrando soldados russos em pânico no campo de batalha perto de Vuhledar.

Blogueiros militares russos culparam os comandantes russos por negligenciar as condições de treinamento do pessoal mobilizado, o que resulta em graves erros táticos.

Igor Girkin, ex-funcionário dos serviços especiais russos, chamou os generais russos de “idiotas completos que não aprendem com seus erros”.

Em seu canal no Telegram, Girgin confirmou que as forças de Moscou perto de Vuhledar se moviam por pequenas estradas com colunas de tanques e veículos motorizados e, como resultado, ficavam abarrotadas em locais estreitos, tornando-se alvos fáceis. Ele escreveu que muitos soldados se perderam e foram depois abatidos.

ANI