RedeGNI

Global News International

Gazeta do Povo

Ação para tornar Bolsonaro inelegível avança no TSE

A ação mais avançada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível deu mais um passo na última quarta-feira (8), com os depoimentos do ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP-PI), e do almirante Flávio Augusto Viana Rocha, ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência. Falando na condição de testemunhas de defesa, eles foram chamados para rebater as acusações de abuso de poder, quando Bolsonaro reuniu embaixadores estrangeiros no ano passado para questionar as urnas eletrônicas.

Mas, ambos disseram nas audiências que não participaram efetivamente da apresentação feita pelo ex-presidente aos diplomatas. Na ocasião, Bolsonaro relembrou o ataque hacker a sistemas do TSE em 2018 e criticou o então presidente da Corte, Edson Fachin, por ter anulado as condenações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2021. A decisão abriu caminho para que Lula se candidatasse em 2022.

A ação para tornar Bolsonaro inelegível foi apresentada pelo PDT em julho do ano passado. Ela foi a primeira investigação judicial eleitoral protocolada no TSE para tentar punir o ex-presidente pelas suspeitas que ele levantou contra o sistema de votação eletrônico.

Renan Ramalho para a Gazeta do Povo
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/acao-para-tornar-bolsonaro-inelegivel-avanca-no-tse-defesa-quer-esvaziar-acusacao-no-stf/