RedeGNI

Global News International

Fox NewsInternacional

EUA derrubam suposto balão espião chinês no oceano

Os Estados Unidos derrubaram no sábado (4) um suposto balão espião chinês na costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul depois que o equipamento atravessou locais militares sensíveis em toda a América do Norte e se tornou o mais recente ponto crítico nas tensões entre os EUA e a China.

Uma operação estava em andamento nas águas territoriais dos Estados Unidos no Oceano Atlântico para recuperar os destroços do balão, que voava a cerca de 60 mil pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares.

ENTENDA A HISTÓRIA

Os EUA estão considerando um plano para abater o balão espião chinês assim que ele cruzar o Oceano Atlântico, onde poderia cair sem causar danos a ninguém abaixo e potencialmente ser recuperado, disse um alto funcionário dos EUA à Fox News.

Autoridades disseram que não está claro se o presidente Biden tomou uma decisão final sobre o plano, informou a Associated Press anteriormente. Biden falou brevemente sobre o balão no sábado em resposta à pergunta de um repórter, dizendo: “vamos cuidar disso”.

A Administração Federal de Aviação ordenou uma parada em três aeroportos e espaço aéreo fechado em partes da Carolina do Norte e do Sul até 2h45 ET, citando “iniciativas de segurança nacional” na área.

O balão de vigilância foi visto recentemente voando sobre o sudeste dos Estados Unidos no sábado, visto em partes da Carolina do Norte e do Sul enquanto se dirigia para a costa do Atlântico.

Biden foi informado sobre a situação no início desta semana e pediu opções militares para derrubar o balão. Mas as autoridades do Pentágono desaconselharam derrubá-lo sobre os Estados Unidos continentais, alertando que a queda de destroços poderia colocar em perigo os civis americanos e a infraestrutura no solo.

Funcionários do Pentágono divulgaram na quinta-feira que um balão de vigilância que se acredita ser de origem chinesa foi rastreado sobrevoando Montana. O Ministério das Relações Exteriores da China reconheceu que o balão era chinês na sexta-feira, alegando que era uma aeronave civil que havia saído do curso

FOX | Por Lucas Y. Tomlinson , Chris Pandolfo
https://www.foxnews.com/politics/us-weighing-decision-shoot-down-chinese-spy-balloon-atlantic-ocean-official-tells-fox-news