Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Irã suspende negociações com os EUA após ataques de Israel

Últimas atualizações em 01/06/2026 – 13:06 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime iraniano anunciou a suspensão das negociações com os EUA com a nova onda de ataques israelenses no Líbano. O fim da ofensiva contra o Hezbollah era considerado um ponto crucial para um cessar-fogo, segundo informações da agência semioficial Tasnim.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

“Considerando a continuidade dos ataques do regime israelense no Líbano e levando em conta que o Líbano era uma das pré-condições para um cessar-fogo — que agora foi violado em todas as frentes, inclusive no Líbano — a equipe de negociação iraniana está suspendendo as conversas e trocas de textos por meio de mediadores”, informou a imprensa iraniana nesta segunda-feira (1º).

A agência afirmou que o Irã e o Eixo de Resistência, que inclui aliados xiitas no Iêmen, Líbano e Iraque, definiram uma agenda para bloquear completamente o Estreito de Ormuz e ativar outras frentes, incluindo o Estreito de Bab El Mandeb, para “punir” Israel e seus apoiadores.

Israel evitou escalar sua guerra paralela contra o grupo terrorista libanês a pedido do governo de Donald Trump, enquanto os países tentavam alcançar um acordo de cessar-fogo duradouro com o Irã. No entanto, nesta segunda-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, instruiu as forças armadas do país a renovarem os bombardeios em redutos do Hezbollah, no distrito de Dahieh, ao sul de Beirute.

O anúncio de interrupção do diálogo para um cessar-fogo surge após o retorno da troca de ataques entre EUA e Irã no fim de semana. O Comando Central dos EUA (Centcom) informou no X na noite de domingo (31) que realizou ataques de “autodefesa” contra radares iranianos e centros de comando e controle de drones na região de Goruk e na Ilha de Qeshm.

As forças americanas também interceptaram dois mísseis balísticos que partiram do Irã em direção a alvo no Kuwait. A Guarda Revolucionária Islâmica justificou o ataque a uma base aérea usada pelos EUA no país do Oriente Médio em resposta aos novos bombardeios americanos no sul do Irã.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).