Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

GP de Mônaco: Antonelli supera Verstappen e conquista a pole

Italiano bateu a marca do tetracampeão da Red Bull por apenas 0s043. Hamilton completará o top 3 no grid de largada da corrida deste domingo

Últimas atualizações em 06/06/2026 – 14:10 Por Redação GNI

A Ferrari passeou pela sexta-feira no Circuito de Monte Carlo, mas o sábado do GP de Mônaco é da Mercedes: depois de liderar o último treino livre, Andrea Kimi Antonelli cravou a pole position da etapa e superou Max Verstappen no segundo final. Sua melhor volta, de 1m12s05, também o pôs à frente de Lewis Hamilton, em terceiro. A sessão ainda teve uma batida de Gabriel Bortoleto, que será 16º no grid.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

O GP de Mônaco será no domingo, a partir das 10h, com transmissão ao vivo do sportv3 e da TV Globo.

Bortoleto, que veio de três treinos entre os dez mais rápidos, não pôde mostrar muito na classificação. O brasileiro chegou a registrar o quinto melhor tempo no Q1, mas foi caindo na tabela de tempos e bateu antes de ter a chance de diminuir sua própria marca – na Nouvelle Chicane. O 15º tempo final o permitiu avançar para o Q2, porém, sem poder disputar na pista, o piloto da Audi ficou em 16º.

Líder do campeonato, o adolescente chegou a quatro pole positions na carreira e também na temporada. É seu melhor resultado nas ruas de Monte Carlo; ano passado ele largou em 15º após uma colisão na sessão classificatória e não pontuou na corrida, chegando em 18º e tendo, ainda, um incidente polêmico com Bortoleto.

Protagonista no início do fim de semana, a Ferrari não manteve, no Q2, a competitividade demostrada no Q1: o segmento intermediário foi dominado pela Mercedes de Antonelli, que surgiu com força neste sábado, e pelas duas Red Bulls, que desbancaram o líder do Mundial e garantiram o top 3 na tabela de tempos do segmento.

A disputa final pôs a escuderia italiana de volta ao jogo. Leclerc foi mais rápido que Antonelli, nos últimos minutos, mas não conseguiu manter a posição diante da evolução do adolescente. Segundos antes, o monegasco ainda viu Verstappen assumir a pole provisória.

Mas, ao tetracampeão restou completar a primeira fila no grid de uma das classificações mais importantes de todo o calendário da F1 – isso porque, com as oportunidades escassas de ultrapassagem em Monte Carlo, a posição de largada ganha ainda mais relevância em busca de um bom resultado na prova.

Resultado e grid de largada

Kimi Antonelli (Mercedes) – 1m12s051

Max Verstappen (Red Bull) +0s043

Lewis Hamilton (Ferrari) +0s228

Charles Leclerc (Ferrari) +0s300

Isack Hadjar (Red Bull) +0s383

George Russell (Mercedes) +0s394

Oscar Piastri (McLaren) +0s573

Lando Norris (McLaren) +0s714

Pierre Gasly (Alpine) +1s175

Liam Lawson (Racing Bulls) +1s361

Alexander Albon (Williams) – Q2

Carlos Sainz (Williams) – Q2

Nico Hulkenberg (Audi) – Q2

Franco Colapinto (Alpine) – Q2

Arvid Lindblad (Racing Bulls) – Q2

Gabriel Bortoleto (Audi) – Q2

Esteban Ocon (Haas) – Q1

Sergio Pérez (Cadillac) – Q1

Oliver Bearman (Haas) – Q1

Valtteri Bottas (Cadillac) – Q1

Fernando Alonso (Aston Martin) – Q1

Lance Stroll (Aston Martin) – Q1

DestaqueEsportesFórmula 1Manchete

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.