Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Com guerra, Rússia tem menor população carcerária no século

Últimas atualizações em 18/05/2026 – 08:22 Por Gazeta do Povo | Feed


O número de presos na Rússia atingiu o patamar mais baixo desde o início dos anos 2000, em grande parte devido ao recrutamento para que detentos lutem na guerra na Ucrânia.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Arkady Gostev, diretor do Serviço Penitenciário Federal da Rússia, disse na semana passada à agência estatal Tass que no final de 2021, poucos meses antes da invasão ao país vizinho ter início, havia 465 mil presos no país. Esse número agora está em 282 mil, afirmou Gostev, que salientou que esta queda “está sendo influenciada, em certa medida, pelo recrutamento de soldados contratados para as Forças Armadas”.

O diretor do Serviço Penitenciário Federal, porém, alegou que outras questões também contribuíram para essa queda, como o aumento do uso de trabalhos forçados e outras formas de punição para condenados.

Segundo o jornal The Moscow Times, autoridades russas haviam informado em março um número parecido de presos no país, cerca de 308 mil pessoas, o que à época foi chamado de “mínimo recorde” – em 2001, de acordo com a reportagem, a Rússia tinha 1 milhão de presos.

Na atual guerra no leste europeu, o recrutamento em prisões russas foi realizado a princípio pelo grupo paramilitar Wagner, mas após este ter caído em desgraça junto ao Kremlin devido a desentendimentos com o ditador Vladimir Putin e ao levante organizado em 2023 pelo seu então líder Yevgeny Prigozhin (morto no mesmo ano em uma queda de avião nunca esclarecida), o Ministério da Defesa assumiu esse trabalho.

Os prisioneiros recebem promessas de altos ganhos financeiros e perdão de suas sentenças para lutar na Ucrânia.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).