Lula diz que “interesses egoístas” superam combate às mudanças climáticas

Últimas atualizações em 06/11/2025 – 12:18 Por Gazeta do Povo | Feed

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta (6) que países do mundo têm “interesses egoístas” que superam os esforços que outras nações vêm fazendo para combater as mudanças climáticas no mundo, mas sem citar nenhum em particular.

A declaração ocorreu durante a abertura da Cúpula do Clima, um dos eventos preparatórios para a COP 30 que começa na próxima semana. Participaram mais de 50 líderes e chefes de Estado estrangeiros além dos presidentes do Legislativo brasileiro, como Hugo Motta (Republicanos-PB), da Câmara, e Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado e do Congresso, e o atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

“Em um cenário de insegurança e desconfiança mutua, interesses egoístas imediatos preponderam sobre o interesse comum de longo prazo”, afirmou Lula no discurso.

Embora não tenha citado especificamente nenhum país sobre os “interesses egoístas”, Lula fez uma cronologia dos dez anos da adoção do Acordo de Paris, que definiu metas para a redução da temperatura do planeta. Alvo constante de críticas, os Estados Unidos deixaram o tratado em março após a posse de Donald Trump na presidência – o país não mandou nenhuma delegação oficial para participar do evento em Belém.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula sugere redirecionar receitas do petróleo para financiar agenda climática

Ainda no discurso de abertura da Cúpula do Clima, Lula pediu que os líderes participantes da COP 30 discutam caminhos para “de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”. A fala ocorre em meio a protestos de ambientalistas após o Ibama autorizar a Petrobras a estudar a exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, na altura do estado do Amapá.

“Foram necessárias 28 conferências para que se reconhecesse pela primeira vez, em Dubai, a necessidade de se afastar dos combustíveis fósseis e de parar e reverter o desmatamento. […] Acelerar a transição energética e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global”, pontuou.

Um pouco mais cedo, em um artigo publicado no jornal O Globo, Lula anunciou um repasse de R$ 5,3 bilhões ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), lançado durante a reunião e que pretende remunerar países que preservarem as florestas em pé. Ele ainda cobrou que “países ricos” também façam “anúncios ambiciosos” como o do Brasil para este fundo.

Lula chama esta edição da COP como a da “ação”, efetivando resoluções e promessas discutidas em reuniões anteriores. Ele ainda cobrou que todos os países apresentem NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada) “ambiciosas” e que as implementem “efetivamente”.

Mais informações em instantes.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence