ONU diz estar “horrorizada” com operação policial no Rio

Últimas atualizações em 29/10/2025 – 04:51 Por Gazeta do Povo | Feed


O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou nesta terça-feira (28) estar “horrorizado” com a operação policial conduzida nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 60 mortos, entre eles quatro policiais.

Em publicação no X, o órgão declarou que a operação, classificada como “mortal”, “reforça a tendência de consequências letais extremas das operações policiais nas comunidades marginalizadas do Brasil” e pediu “investigações rápidas e eficazes” sobre o caso.

A operação desta terça, chamada de “Contenção”, foi conduzida pelas forças de segurança do Rio de Janeiro, mobilizou mais de 2,5 mil agentes e tinha como objetivo prender 100 integrantes do Comando Vermelho (CV), facção que controla parte das comunidades do Alemão e da Penha. O planejamento da operação durou 60 dias, e a ação terminou com 81 prisões e 64 mortes, segundo o governo do Rio de Janeiro.

Durante os confrontos, criminosos lançaram granadas por drones contra as forças de segurança. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), defendeu a operação e classificou a resposta do crime organizado como uma forma de terrorismo.

“É assim que a polícia do Rio de Janeiro é recebida por criminosos: com bombas lançadas por drones. Esse é o tamanho do desafio que enfrentamos. Não é mais crime comum, é narcoterrorismo”, declarou em entrevista coletiva.

Castro também críticou à ausência de ajuda da União na operação.

“As nossas polícias estão sozinhas. É uma operação maior do que a de 2010 e, infelizmente, dessa vez, como ao longo desse mandato inteiro, não temos o auxílio nem de blindados, nem de nenhum agente das forças federais, nem de segurança, nem de defesa”, declarou. Segundo o governador, por causa das negativas anteriores, o estado decidiu não solicitar ajuda federal para esta ação.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence