VÍDEO | Execução em SP: Câmeras flagram PM assassinando bandido rendido

Reportagem exclusiva do FANTÁSTICO da Rede Globo de Televisão flagra policiais cercando e executando bandido desarmado, rendido e com a mão na cabeça.

Assista à execução no final desta reportagem.

Leia no final a nota da redação da REDE GNI.


O Fantástico revela imagens exclusivas de uma ação policial em São José dos Campos, interior de São Paulo, no dia 9 de setembro deste ano, que terminou em execução. Segundo as investigações, o suspeito que foi morto estava desarmado e já dominado pelos PMs, e a Corregedoria também acusa os policiais de montar uma farsa para alterar a cena do crime e parecer que tinha havido um confronto.

O caso começou com policiais de um grupo de elite atrás de suspeitos de um roubo. Na viatura, havia quatro PMs, e no carro perseguido, cinco suspeitos. O resultado: um suspeito morto, um baleado e três presos.

segundo-sargento Frederico Inácio de Souza, que chefiava a equipe, foi quem matou o suspeito.

“Dando ordem que descesse, ele sacou a arma. Eu efetuei dois ou três disparos. Se não me engano, três disparos. (…) De fuzil”, disse Inácio de Souza.

Segundo a Corregedoria da Polícia Militar, no entanto, o suspeito não sacou nenhuma arma. O que houve foi uma execução.

Os PMs são do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Desde junho, os homens desta tropa são obrigados a usar câmeras na farda durante as ocorrências. O Fantástico teve acesso às investigações da Corregedoria sobre a ação e, também, às imagens das câmeras corporais.

O que elas revelam é, segundo a Corregedoria, uma grande farsa para tentar encobrir a violência policial e escapar das punições.

Tudo começou com um roubo a dois mercadinhos que ficam na mesma rua. Um dos assaltantes chegou a ameaçar um casal que está com um bebê no colo, e os ladrões, usando máscaras, fugiram levando cigarros, dinheiro e celulares. Dois criminosos estavam armados: um deles tinha um revólver, e o outro, uma pistola de brinquedo.

A equipe do sargento Inácio estava próxima do local. Além do assalto aos mercadinhos, também havia um alerta sobre um carro roubado no dia anterior. Os policias identificam o veículo e começam a persegui-lo. No caminho, os suspeitos jogaram fora a pistola de brinquedo.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO