Tsunami atinge Samoa após erupção de vulcão submarino

A erupção de um vulcão submarino causou um tsunami em Tonga e na Samoa Americana, no Oceano Pacífico, neste sábado. A capital tonganesa, Nuku’alofa, teve partes inundadas por ondas que chegaram a 1,2 metro. Imagens nas redes sociais mostram casas e edifícios situados em frente à praia sendo invadidos pela água. Toda a zona costeira ficou inundada rapidamente.

O tsunami ocorreu após o Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai ter entrado em erupção. O vulcão fica a cerca de 65 km ao norte da capital tonganesa. Um alerta para todo o país foi emitido pelo Serviço Meterológico de Tonga, neste de sábado.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram tonganeses fugindo das ondas do tsunami. Em um deles, filmado de um veículo em marcha à ré, registra o momento em que uma onda quebra uma cerca enquanto outros motoristas tentam escapar da força da água.

Ainda na sexta-feira, cientistas já haviam observado explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão Imagens de satélite mostraram o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai entrando em erupção por volta das 18h30 deste sábado, no horário local.

One thought on “Tsunami atinge Samoa após erupção de vulcão submarino

Fechado para comentários.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO