Sobe para 88 o número de mortos em série histórica de tornados nos EUA

A série de tornados que atingiu seis estados nos Estados Unidos deixou 88 mortos, segundo autoridades, e aos menos 109 pessoas seguem desaparecidas.

O governador de Kentucky, Andy Beshear, confirmou 74 mortes. Com a voz embargada, afirmou que os mortos tinham entre 5 meses e 86 anos. “Como o povo do oeste do Kentucky, não estou muito bem”, disse Beshear.

O governador disse ainda que 109 pessoas continuam desaparecidas e “podem passar semanas antes que tenhamos o balanço final tanto das mortes quanto dos níveis de destruição”.

“Sem dúvida, haverá mais (mortos)”, acrescentou.

No entanto, o governador esclareceu que os temores de um número avassalador de mortos no desabamento de uma fábrica de velas na cidade de Mayfield, devastada pela tormenta, aparentemente são infundados. Cerca de 110 funcionários trabalhavam na noite de sexta-feira (10) na fábrica da Mayfield Consumer Products quando o tornado transformou o prédio em destroços.

Jemaryon Hart, de 21 anos, disse “estar feliz por estar vivo” após ter sobrevivido a sete horas exaustivas preso sob os escombros da fábrica.

“Foi realmente assustador, realmente doloroso. As paredes, os blocos de cimento, o metal, a madeira, tudo simplesmente te esmagava”, lembrou, em declarações à AFP.

Os donos da fábrica reportaram oito mortos e oito desaparecidos no desabamento, e confirmaram que “94 estão vivos e foram contabilizados”, informou Beshear.

AIN, FRANCE PRESSE, G1, REDE GNI