Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Rússia propõe nova ordem mundial com ajuda da Coreia do Norte

Últimas atualizações em 18/08/2026 – 13:08 Por AFP


Um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizar uma aproximação com o ditador norte-coreano Kim Jong-un, a Rússia reagiu com uma declaração de que, ao lado de Pyongyang, pretender impor uma “nova ordem mundial”.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Nas palavras do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, os países estão trabalhando para estabelecer uma “nova e justa ordem” no mundo.

Em uma mensagem direcionada à ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, transmitida pela agência de notícias norte-coreana KCNA, Lavrov reiterou o compromisso do regime de Vladimir Putin em intensificar a cooperação em todas as áreas, incluindo a militar.

“A participação de militares do Exército Popular da Coreia nas operações para expulsar a camarilha nazista ucraniana e os mercenários estrangeiros de Kursk são uma prova clara da tradição de amizade forjada pelas heroicas gerações anteriores”, disse o chanceler russo.