Qual é o verdadeiro alcance das postagens do Facebook?

Essa é uma pergunta recorrente que me fazem, mas antes de responder a essa questão devemos ter em mente 3 verdades:

  1. O Facebook não é uma rede social gratuita, para ter um maior alcance, você tem que pagar por isso, chamado de engajamento;
  2. O Facebook não é seu amigo, ele apenas presta um serviço;
  3. O Facebook é uma rede social que prioriza o marketing.

Com essas três realidades destacadas, vamos a resposta direta: Qual é o verdadeiro alcance das postagens do Facebook?

Resposta: 2% de cada postagem, ou seja, de cada 1.000 amigos apenas 20 visualizam o que você posta.


O Facebook define alcance orgânico como “quantas pessoas você pode alcançar gratuitamente no Facebook publicando na sua Página”. Antes de 2012, esse número era muito maior do que é agora.

A partir do momento em que as “fan pages” foram lançadas em 2007, qualquer pessoa poderia criar uma Página para sua empresa ou organização, começar a reunir fãs e publicar mensagens ilimitadas para seus fãs com a suposição de que eles veriam essas mensagens. Mas quando 2012 chegou, os gerentes das Páginas descobriram que apenas uma fração de seus fãs no Facebook, 16% em média, estava vendo as publicações de suas Páginas em seus Feeds de Notícias. E essa fração ficou menor ainda desde então.

Um estudo do Edgerank Checker descobriu que, entre fevereiro de 2012 e março de 2014, o alcance orgânico de uma Página do Facebook em média caiu de 16% para 6,5%. Uma pesquisa da Social@Ogilvy, por sua vez, sugere que, para Páginas com mais de 500 mil curtidas, o alcance orgânico poderia ser de apenas 2%.

Com base nos números acima, isso significa que uma Página com 10 mil fãs poderia esperar que apenas 650 deles realmente vissem as publicações da Página em seus Feeds de Notícias. Para uma página com 1 milhão de fãs, cerca de 20 mil acabariam vendo as publicações (tomando por base a porcentagem de 2%).

A SocialFlow analisou mais de 3 mil publicações de editores no Facebook e descobriu que o alcance orgânico caiu 42% entre janeiro e maio de 2016.

Então, ainda em 2016, o Facebook ajustou seu algoritmo do News Feed novamente, a fim de priorizar ainda mais o conteúdo de amigos e familiares em vez das Páginas. No post do blog em que anunciou a mudança no algoritmo, o diretor de Engenharia do Facebook, Lars Backstrom, advertiu que as Páginas poderiam antecipar uma queda no alcance orgânico, o que poderia deixar o alcance abaixo daquela estimativa anterior de 2%, em alguns casos.

Após esse ajuste do algoritmo, a SocialFlow ajustou o declínio no alcance orgânico, que havia caído ainda mais. Entre janeiro e julho de 2016, os editores perceberam uma queda de 52% no alcance orgânico no Facebook.

Menos pessoas vendo as publicações orgânicas da sua Página no Facebook significam menos cliques, comentários e compartilhamentos. E ter menos dessas interações significa menos conversões, leads e clientes. Compreensivelmente, isso incomodou muitos gerentes de Páginas do Facebook. Afinal de contas, por que o Facebook decidiu diminuir a visibilidade das publicações orgânicas?

Nós já tínhamos mencionado a resposta oficial do Facebook para essa pergunta na introdução: há simplesmente Páginas demais produzindo conteúdo demais para fãs demais, o que significa que a competição por visibilidade no Feed de Notícias é alta. Além do mais, o Facebook está tentando garantir que as pessoas estejam vendo apenas o melhor conteúdo, aquilo que é relevante para elas.

Alguns editores decifraram o código quando se trata de envolvimento no Facebook: publicar e transmitir vídeos. (Vamos chegar a isso mais adiante no post.) Mas muita gente no mundo do marketing suspeita que o Facebook teve (e ainda tem) um motivo oculto: fazer as pessoas começarem a gastar mais em anúncios.

Mais dinheiro = mais alcance

À medida que o Facebook evoluiu mais para uma plataforma de marketing pago do que orgânico, os gerentes das Páginas perceberam que agora precisam pagar por anúncios mais uma vez para alcançar aqueles fãs recém-adquiridos, mesmo que esses fãs tenham aparentemente optado por ver as publicações da marca curtindo sua Página.


Léo Vilhena | Rede GNI
Caro Samsing

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