Polícia tenta prender ou matar um Urso que tem invadido casas

Um urso gigante apelidado de “Hank the Tank” (Hank, o Tanque) está sendo procurado pela polícia da Califórnia por invadir dezenas de casas em um bairro em Lake Tahoe desde o verão passado.

O urso negro pesa quase 230 kg, muito mais do que a média desses animais (de 45 a 130 kg), e parece ter pulado a hibernação no inverno deste ano, já que aparentemente ele conseguiu obter um suprimento constante de alimentos.

As autoridades dizem que talvez eutanásia seja necessária, já que o animal selvagem não foge mais de humanos, o que é perigoso. No entanto, grupos de defesa da natureza pedem que o urso seja transferido para um santuário de animais.

Hank ganhou seu apelido por conseguir arrombar como um tanque casas que estão trancadas ou até mesmo ocupadas.

“Ele aprendeu a usar seu tamanho e força para forçar a entrada das casas”, diz o porta-voz do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, Peter Tira. “Ele consegue passar pelas portas da garagem, pelas portas da frente, pelas janelas.”

Também batizado de “Rei Henry” pela imprensa, Hank é “facilmente identificável devido ao [seu] tamanho excepcionalmente grande e pêlo escuro com focinho mais claro”, de acordo com o Departamento de Polícia de South Lake Tahoe.

Métodos normais não letais de espantar ursos — como munições falsas, sirenes e tasers policiais de tiro a seco (que “faz um barulho que os ursos odeiam”) — não funcionam para espantar Hank.

A Bear League, um grupo local de defesa da vida selvagem, diz que Hank chegou ao seu tamanho devido ao seu apetite por comida humana.

Eles pedem que Hank seja preso e enviado para um santuário de animais em vez de morto, e que os moradores de Lake Tahoe fiquem mais vigilantes em relação à comida e ao lixo.

“Ele não está sobrevivendo com uma dieta de formigas e frutas como muitos ursos selvagens fazem”, disse Tira à BBC News.


Leia Também

Morre o prefeito de Pedro Juan Caballero, após ser vítima de um atentado

Leia Mais

Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta para reunião com o presidente Bolsonaro

Leia Mais