Polícia resgata idosa mantida refém pelo próprio filho

O homem que fazia a própria mãe refém dentro de casa, no bairro Vila Itamarati, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi retirado do local por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), por volta das 13h40 desta quarta-feira (16). Identificado como Robson da Costa, ele ameaçava a idosa Helena Costa, de 75 anos, dentro do imóvel, na rua Itaocara, com uma faca, desde o fim da manhã desta quarta. A vítima foi liberada por volta das 13h20. O homem foi levado para a 59ª DP (Duque de Caxias). O 15º BPM (Duque de Caxias) foi acionado por volta das 11h45 e segundo a Polícia Militar, o sequestrador apresenta quadro de confusão mental.


Para retirar Robson de dentro da residência, os militares usaram uma granada de efeito moral. De acordo com o tenente-coronel Nunes, o artefato foi utilizado para provocar distração no sequestrador e causar menos danos a ele e a equipe policial. Uma varredura foi feita no imóvel e ninguém mais foi encontrado. A vítima também seguirá para a 59ª DP.


“Com toda a técnica e a oportunidade que nossos policiais tiveram no momento, conseguiram resgatar a mãe e retomar o espaço, sem ferir o tomador (sequestrador). Nenhum tiro disparado, sem nenhum dano maior, apenas uma distração, que foi feita para a gente poder ter mais segurança para extrair ele de dentro do ambiente”, explicou o tenente-coronel.


O DIA