PMs ‘confundem’ cobra píton com jiboia e soltam serpente; Polícia encontra a cobra

ATUALIZAÇÃO: A Polícia Militar do Distrito Federal encontrou, neste sábado (9), a cobra píton – espécie exótica original da Ásia – solta em uma área do Cerrado. O caso ocorreu na quarta-feira (6), após uma equipe do Batalhão de PM Ambiental (BPMA) confundir o animal com uma jiboia.

A cobra foi encontrada em uma área de proteção ambiental no Riacho Fundo. De acordo com a PM, um ciclista viu o animal e acionou a corporação.


ENTENDA O CASO

Como pode policiais ‘ambientais’, que em tese deveriam ser preparados para reconhecerem diferente espécies de animais, como eles ‘conseguem a façanha de confundir uma Píton com uma Jiboia?


Um equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) soltou, em uma área de mata no Distrito Federal, uma cobra píton, espécie exótica original da Ásia, após confundir o animal com uma jiboia (veja vídeo acima). O caso ocorreu na quarta-feira (6), no Gama.

A cobra, de mais de 2 metros de comprimento, foi encontrada próximo ao Balão do Periquito, na região do Gama. A corporação informou que a equipe analisou o animal e, como aparentava estar em boas condições, ele foi solto.

No entanto, na internet, perfis de admiradores de cobras apontaram o erro, que foi confirmado pela PM nesta sexta (8). Em nota, a corporação afirmou que, agora, está em busca do animal novamente.

“O Batalhão, juntamente com o Zoológico e demais órgãos ambientais, já está à procura da Píton”, diz o texto.

O biólogo Marco Freitas afirma que, apesar de não ser venenosa, a píton pode matar outros animais por asfixia e causar um desequilíbrio ambiental no Cerrado.

“Nos Estados Unidos, é um dos maiores problemas de introduções de especie exotica àquele país, causando diversas mortes de cães e inclusive acidentes com crianças. Isso acarreta um grande risco da espécie se adaptar e se tornar mais uma praga invasora no Brasil”, afirma o biólogo.


Edição: Micaela Noronha

Leia Também

Operação policial no Rio de Janeiro termina com 11 mortos

Leia Mais

Jovem é tatuada à força com nome de ex-namorado no rosto

Leia Mais

Mulher é esfaqueada e escapa de feminicídio com a ajuda da babá e filhos

Leia Mais