Piloto sofre grave acidente e morre em treino da MotoGP

O piloto suíço Jason Dupasquier morreu aos 19 anos após sofrer um acidente, no último sábado (29 de maio), durante prova de qualificação da MotoGP na Itália. Ele foi levado ao hospital em estado crítico e não resistiu aos ferimentos, tendo sua morte declarada na manhã desse domingo (30 de maio).

Jason foi atingido por outro piloto na parte final da etapa de qualificação do Grand Pix da Itália, com sua moto chegando a sair do chão após a colisão. Ele foi levado ao hospital de helicóptero. “Estamos imensamente tristes em reportar a morte de Jason Dupasquier”, destacou a organização da MotoGP em seu Twitter.

“Em nome de toda família MotoGP, mandamos nosso amor para sua equipe, família e amados. Sua ausência fará muita falta, Jason. Pilote em paz”, completou a organização.

O suíço competia, desde 2020, na Moto3, categoria de acesso da MotoGP em que pilotos competem com 125 cilindradas na moto. Somando os dois anos, a prova na Itália seria a 21ª que competia em sua breve carreira pela equipe Prustel GP.

AIN, Monet, Globo, Rede GNI


Siga a REDE GNI no Twitter


REPORTAGEM DA ANSA ITÁLIA

O piloto suíço de motovelocidade Jason Dupasquier, de 19 anos, morreu em um hospital de Florença neste domingo (30), um dia após ter sofrido um grave acidente durante o treino classificatório da Moto3, categoria de acesso à MotoGP, no circuito de Mugello, na Itália.

O falecimento de Dupasquier foi confirmado por meio de um comunicado divulgado pela MotoGP durante a manhã. “Estamos profundamente tristes em comunicar a perda de Jason Dupasquier. Em nome de toda a família da MotoGP, enviamos nosso amor para sua equipe, sua família e seus entes queridos. Você fará muita falta, Jason. Dirija em paz”, diz a nota publicada no Twitter.

O acidente ocorreu durante a classificação da Moto3 em Mugello, no último sábado (29), quando o suíço da PruestelGP perdeu o controle de sua moto na saída da curva Arrabbiata 2 e foi atingido por Ayumu Sasaki.

O japonês e o espanhol Jeremy Alcoba também acabaram caindo, mas não sofreram ferimentos sérios. Dupasquier foi levado de helicóptero ao Hospital Universitário de Careggi, em Florença, e passou por uma cirurgia torácica na madrugada deste domingo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a equipe médica, Dupasquier faleceu por conta dos graves danos cerebrais provocados pelo acidente. Nascido em 7 de setembro de 2001, em Bulle, na Suíça, o jovem estava em sua segunda temporada na Moto3 e havia pontuado em todas as corridas neste ano.

Ele havia começado a praticar o esporte com apenas cinco anos de idade, acompanhado de perto pelo pai, Philippe Dupasquier, piloto de motocross.

“O esporte é vida, e quando a morte irrompe, ficamos sem palavras. Adeus, Jason”, disse a subsecretária de Esportes do governo italiano, Valentina Vezzali. (ANSA)

TODOS LOS DERECHOS RESERVADOS. © COPYRIGHT ANSA


Siga a REDE GNI no Twitter