Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Petro fala em “fraude” após vitória da direita na Colômbia

Últimas atualizações em 23/06/2026 – 00:52 Por AFP


O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta segunda-feira (22) que a eleição presidencial do país foi fraudada após a vitória do candidato de direita Abelardo de la Espriella sobre o esquerdista Iván Cepeda no segundo turno.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Em uma publicação no X, Petro disse que “a manipulação eleitoral já está provada”, mas reconheceu que não pode afirmar que as irregularidades apontadas por ele garantiriam a vitória de Cepeda. Segundo o presidente colombiano, caberá ao processo oficial de apuração final “mostrar a extensão e a gravidade das supostas falhas”.

Petro afirmou que foram identificadas possíveis alterações no sistema de contagem de votos, incluindo o que chamou de “alterações algorítmicas” e inconsistências em algumas seções eleitorais, embora não tenha apresentado provas detalhadas dessas alegações.

“Não posso afirmar que o descoberto garanta a vitória eleitoral, mas é um fato”, escreveu Petro. Ele também afirmou que só reconhecerá o vencedor após o fim do escrutínio oficial dos resultados.

A declaração ocorre depois de a contagem preliminar indicar vitória de Espriella por uma margem estreita. O candidato de direita recebeu 12.959.542 votos, contra 12.708.712 de Cepeda, uma diferença de cerca de 250 mil votos, com 99,99% das seções apuradas.

Petro afirmou que não pretende convocar seus apoiadores para realizarem manifestações violentas para contestar o resultado. Ao mesmo tempo, acusou a direita de ameaçar adversários políticos e disse que a Colômbia não pode voltar “a um ciclo de conflito”.

O candidato derrotado Iván Cepeda reconheceu anteriormente a apuração preliminar, mas sua campanha anunciou que pretende tentar impugnar milhares de seções eleitorais durante a apuração oficial. O resultado definitivo ainda depende da conclusão desse processo, embora a contagem preliminar costume coincidir com o resultado final na Colômbia.

A vitória de Espriella foi celebrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia declarado apoio ao candidato de direita durante a campanha. Em publicação na Truth Social, Trump chamou Espriella de “El Tigre” e afirmou que pretende construir uma relação “poderosa” entre Estados Unidos e Colômbia.

Mundo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Mundo