Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

País aliado dos EUA anuncia expulsão de diplomatas cubanos

Últimas atualizações em 13/08/2026 – 21:15 Por AFP


A República Dominicana, país aliado dos Estados Unidos e integrante do Escudo das Américas, anunciou nesta quinta-feira (13) a expulsão de nove integrantes da Embaixada de Cuba na capital Santo Domingo e de seus familiares. O governo do presidente Luis Abinader deu prazo para que todos deixem o território dominicano nos próximos dias.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Segundo o Ministério das Relações Exteriores dominicano, a decisão foi tomada com base nas prerrogativas previstas pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. O governo não informou quais integrantes da missão cubana foram atingidos pela medida nem explicou os motivos específicos para a expulsão.

A decisão ocorre em um momento de crescente distanciamento político entre o governo de Abinader e o regime comunista cubano. Em maio, o presidente dominicano afirmou que Cuba “obviamente não é um Estado democrático”. Em julho, a República Dominicana se absteve em uma votação das Nações Unidas sobre as sanções americanas contra a ilha.

Aproximação com os Estados Unidos

A expulsão ocorre meses depois de a República Dominicana aderir ao Escudo das Américas, coalizão regional de segurança impulsionada pelo governo do presidente Donald Trump.